Playlist da Nasa tem “22 faixas cósmicas” que revelam como é som do universo

Por causa do último dia das bruxas, a Nasa resolveu divulgar uma lista musical com “Sons Fantasmagóricos do Espaço”, como o nome original em inglês ( Spooku Space ‘Sounds”) sugere. Os sons estão publicados numa playlist da plataforma musical SoundCloud.

De onde vem os sons assustadores da Nasa?

Em seu site oficial, a agência espacial explica que alguns instrumentos das sondas interplanetárias conseguem captar sinais de rádio emitidos por planetas, gases ou cometas. Quando enviadas para a Terra, essas informações são convertidas para ondas sonoras, e os resultados podem ser bem intrigantes.

Júpiter: uma sonda chamada Juno está perto do planeta, colhendo informações de seu imenso campo magnético. O áudio publicado é fruto da captação de ondas durante duas horas em um dia de junho de 2017.

Ondas de plasma: essas estruturas cósmicas funcionam como as ondas do oceano – pelo menos no que diz respeito ao som que emitem. Elas criam uma cacofonia rítmica semelhante a dos mares, em termos sonoros.

Anéis de Saturno: o famoso planeta anelado é uma fonte intensa de emissão de sinais de rádio. Quando a sonda Cassini passou entre seus anéis, captou essas ondas que foram transformadas em música por cientistas canadense. 

Sons do cometa: em fevereiro de 2014, a poeira deixada pelo cometa Tempel 1 atingiu a nave Stardust. O áudio desse choque também pode ser ouvido na lista.

Ao todo, a playlist da Nasa tem 22 faixas cósmicas. Se elas não arrepiarem de medo, podem causar bastante curiosidade espacial pelo menos.

Mais sobre o espaço