A prática de jogar água fervente parece inofensiva, mas, além de não remover a gordura, pode comprometer seriamente o seu encanamento
Quando a pia entope ou a gordura se acumula no ralo, muita gente recorre a uma solução bastante conhecida: despejar água fervente para “derreter” os resíduos.
Contudo, apesar de comum, esse hábito pode trazer mais prejuízos do que benefícios para a sua casa, assim como ainda “camuflar” o problema. Entenda mais abaixo:
Água fervente na pia: pode?

Não, não é indicado. Isso porque a água muito quente realmente derrete a gordura no momento, mas apenas de forma temporária – quando ela percorre os canos e encontra regiões mais frias, se solidifica novamente e acumula mais à frente.

Além de não resolver, jogar água fervente na pia pode também prejudicar muitos materiais utilizados em grande parte das instalações modernas.
Afinal, tubos de PVC, muito comuns em cozinhas e lavabos, não suportam temperaturas muito altas.
Assim, o contato frequente com água fervente pode causar deformação da estrutura e até acelerar a corrosão, principalmente em conexões mais antigas, resultando em vazamentos.






