Se você divide o a cama ou o quarto com alguém e já acordou assustado ao ouvir a outra pessoa falando, resmungando ou até mesmo gritando e brigando, sem despertar como em um pesadelo comum, saiba que ela pode sofrer de uma condição chamada sonilóquio.
Por que falamos durante o sono?
Sonilóquio é uma parassonia, ou seja, um dos distúrbios do sono, caracterizada pela fala e elaboração de diálogos inconscientes durante o sono.

Os cientistas ainda não sabem exatamente porque o fenômeno acontece, mas garantem que, de modo geral, é inofensivo e não compromete a saúde física ou psicológica do indivíduo.
A condição é mais comum durante a infância e tende a desaparecer na puberdade. Apenas cerca de 5% dos adultos continuam falando no sono ao longo da vida, dependendo das mudanças psicológicas e fisiológicas da pessoa.
Alguns fatores podem contribuir para o sonilóquio na vida adulta, como: estresse, depressão, privação do sono, consumo excessivo de álcool e efeitos colaterais de alguns remédios. Acredita-se ainda que o distúrbio pode ser hereditário.
Não existe um tratamento específico para solucionar o problema, mas a simples redução do estresse, manutenção de uma boa rotina de sono, redução no consumo de bebidas e comidas estimulantes ou meditação podem ajudar a evitar os discursos enquanto você dorme.
Dicas para uma boa noite de sono
- 4 duplas de alimentos são capazes de melhorar a qualidade do sono
- Resolva problemas de sono usando ciência: ronco, dor e mais
- Dormir com o pé para fora da coberta afeta a qualidade do sono