Considerada uma das mais prestigiadas instituições de ensino do mundo, a britânica Universidade de Oxford oferecerá cursos online gratuitos ao longo de 2017. O primeiro deles é sobre economia, “From Poverty to Prosperity: Understanding Economic Development” (“Da Pobreza à Prosperidade: Entendendo o Desenvolvimento Econômico”), disponível na plataforma específica de cursos online edX.
O formato de curso oferecido pela instituição britânica chama-se MOOC (sigla em inglês para “cursos online abertos massivos”) e é bastante comum em universidades norte-americanas – tanto que o jornal New York Times chegou a mencionar 2012 o “ano do MOOC” a partir das plataformas edX e seu concorrente, Coursera, que logo no ano de lançamento conquistou mais de 1 milhão de alunos com ampla oferta de cursos.
Além de Oxford, outras instituições mundialmente renomadas, como MIT (Massachussets Institute of Technology), Harvard e Universidade de Califórnia-Berkeley, todas dos Estados Unidos, também oferecem cursos com essa proposta.
Curso de Economia em Oxford
Segundo a própria Universidade de Oxford, o curso é destinado a oficiais públicos, professores, empreendedores, jornalistas e cidadãos em geral.
Com duração de 6 semanas, o curso é ministrado em inglês, com vídeos que possuem legendas (mas, somente em inglês).
Recomenda-se que o aluno tenha pelo menos o nível intermediário do idioma.
É preciso se dedicar de 2 a 3 horas por semana para absorver o conteúdo do curso, ministrado pelo professor de economia Paul Collier.
Para fazer o curso é necessário realizar um cadastro na plataforma edX, que possui uma base de dados de mais de 1.000 cursos de universidades estrangeiras, em diversas áreas.
A Universidade de Oxford pretende criar cursos sobre outros assuntos na plataforma em breve.
Cursos online: de Física a investimentos
- Bovespa oferece cursos gratuitos sobre investimento e planejamento
- Chega de sofrer: aula online da USP ensina Física de um jeito bem simples
- Como a internet permite se atualizar para competir no mercado





