Se você costuma acessar o Facebook com frequência, certamente se deparou com algum amigo que compartilhou o teste “ Qual celebridade você se parece”.
Embora seja uma brincadeira divertida, a empresa responsável pelo teste, Vonvon, pede acesso às informações pessoais importantes do seu perfil, como nome, idade, local de trabalho, lista de amigos, endereço de e-mail e postagens públicas, e pode usá-los para vender comercialmente a outras empresas.
Ou seja, com esses dados, o site traça um perfil de consumo do usuário e passa a direcionar mensagens publicitárias, ou até mesmo vender essas informações para outras empresas, sem que o usuário tenha conhecimento depois.
Essa ameaça foi identificada pelos especialistas da empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab.
Já fiz, e agora?
As pessoas que já fizeram o teste precisam tomar cuidado, já que a empresa coleta os dados com a permissão do usuário.
Muito possivelmente você receberá materiais de e-mail de marketing na sua caixa de entrada ou recomendações de compra por ter fornecido suas informações de perfil.
Nesses casos, a Kaspersky recomenda ocultar dados que não deseja compartilhar publicamente e trocar a senha do Facebook.
Cuidado com os termos de serviço
Essa prática não fere a lei brasileira, nem a política do Facebook, já que antes de acessar os dados, a Vonvon pede autorização do usuário e, havendo consenso, pode fazer uso das informações coletadas.
Por isso é de extrema importância ler os termos de serviço antes de permitir que aplicações como a do Vonvon tenham acesso ao seu perfil pessoal.
Segundo relatório da Kaspersky, 63% dos internautas não leem contrato de licença antes de instalar qualquer aplicativo, game ou ferramenta.
Mas, se mesmo com os alertas, você quiser fazer o quiz da Vonvon, é possível limitar o acesso que ele tem do seu perfil. Antes de seguir com o teste, basta selecionar a opção “Editar isso” e controlar quais dados você quer fornecer antes da brincadeira.
Além do “teste da celebridade”, a Vonvon tem uma página repleta de outros quizzes, como “Você Confia na Sua Memória?”, “Quais Palavras Melhor Te Descrevem?”, “Com Qual Amigo Você Parece?”, entre muitos outros.
Facebook: cuidados com segurança
- 5 boas ideias para manter sua conta do Facebook sempre segura
- Golpe do sorteio de iPhones no Facebook já enganou muita gente
- Cuidado: usar o WhatsApp Status pode ser perigoso. Veja 3 riscos