Atmosfera, temperatura, gravidade, enfim, tudo no espaço é bastante diferente da Terra. A contagem de tempo não fica fora da lista e, exatamente por isso, astronautas e cientistas usam uma definição diferente para realizar cálculos e medições: ano-luz.
Ano-luz é, portanto, como funciona a contagem do tempo para astronautas no espaço.
O que é e quanto vale um ano-luz?
O termo ano-luz é bastante conhecido e popular, mas quase ninguém sabe, de fato, o que ele significa e quanto realmente vale.
Como o próprio nome sugere, ano-luz significa a distância que a luz atravessa no vácuo durante o período de um ano. A velocidade da luz é, até então, considerada a coisa mais rápida que conhecemos. Por isso, os especialistas fazem seus cálculos baseados nessa medida (distância/velocidade) para calcular o tempo tanto no Sistema Solar, quanto em outras partes do universo.

Um ano-luz equivale a, exatamente, 9.460.730.472.580,8 quilômetros. Através do uso da medição baseada em ano-luz os cientistas podem, por exemplo, conhecer a idade da luz de uma estrela, ou seja, o tempo que se passa desde que a iluminação foi emitida até o momento em que ela se torna visível para nós.
É por isso que costuma-se dizer que não vemos uma estrela como ela é, mas sim como ela foi um dia, no passado. Afinal, sua luz poderia demorar anos para viajar e chegar até nossa visão, o que indica que ela já teria passado por transformações desde que inicialmente emitiu sua luz.
Mistérios do universo
- Pontos brilhantes em planeta anão sugerem evidência de vulcões de água
- Satélite já lançado fará o mais completo mapeamento da Terra na história
- Visto como aberração científica, planeta rochoso com dois sóis pode existir