A parte de de proteger as madeixas antes da lavagem é uma das preferidas das apaixonadas por autocuidado — no entanto, é também uma das que mais geram dúvidas.
Isso porque há quem defenda que o creme usado para o pré-poo deve ser aplicado nos fios já molhados, enquanto outras acreditam que o processo deve ser feito com eles secos. E, por aí vai.
Abaixo, saiba mais sobre o assunto e confira a resposta desta e de outras dúvidas comuns sobre como aplicar corretamente o pré-poo no cabelo.
Pré-poo: para o que serve?

Chamado também de pré-shampoo, o pré-poo funciona como uma preparação dos fios antes da lavagem.
O objetivo dele é impedir que oleosidade natural seja eliminada junto com as impurezas, criando película protetora no comprimento dos fios e, em especial, nas pontas, que são regiões onde o cabelo costuma ficar mais seco.

Lembre-se: o shampoo existe para limpar a raiz e não a fibra capilar. Por isso, o comprimento deve ser limpo apenas com o excesso da espuma do shampoo.
Como fazer pré-poo caseiro

Existem diversos produtos disponíveis no mercado para a etapa do pré-poo. Contudo, é possível realizá-la com qualquer máscara capilar ou creme que você tenha em casa e que atenda às necessidades dos seus fios.
Os “potões” da Skala, por exemplo, são econômicos e os favoritos de muitas mulheres para esta parte do processo.
Sendo assim, o pré-poo deve ser passado no comprimento e nas pontas do cabelo seco, já que qualquer excesso de água pode impedir a entrada dos nutrientes. Com o produto aplicado, faça um coque ou uma trança e aguarde cerca de 10 minutos.
Em seguida, lave o cabelo com um shampoo transparente, que auxilia na retirada de todas as impurezas, e finalize com seu shampoo de tratamento, máscara e condicionador.
