Você já deve ter visto pessoas que confessam ou sugerem aplicar água oxigenada em cima das espinhas, com o objetivo de secá-las. Não é que a água oxigenada seja sempre uma vilã, a substância realmente é capaz de matar bactérias e é indicada para certos tipos de limpeza e assepsia. Porém, não é recomendável para tratamento da acne, porque, ao mesmo tempo em que desinfeta o local, irrita, mancha e queima.
Potencial risco da água oxigenada
A água oxigenada, ou peróxido de hidrogênio, é um produto com poder desinfetante, próprio para limpar e matar bactérias, porém não para uso cosmético ou estético. A substância quebra a melanina e, por isso é usado na descoloração de cabelo e pelos do corpo, que realmente ficam mais claros, e também bastante estragados e enfraquecidos.
A substância química, além de ser bastante desinfetante também pode ser muito perigosa, ainda mais se usadas em locais em que a pele é mais sensível, como o rosto. Ela é muito abrasiva, e altamente irritante se você usá-la em cima de uma mancha, por exemplo. Você pode irritar sua pele e ainda provavelmente causar um machucado ou queimadura. Assim, na tentativa de a pele cicatrizar essa irritação, a mancha pode ficar ainda mais escura e maior.
Quando usadas em concentrações elevadas, como a de 30 volumes, pode literalmente queimar a pele, que fica vermelha, com microbolhas e coceira. Por isso, algumas pessoas argumentam que a água oxigenada diluída em água ou algumas versões mais suaves, como a água oxigenada 10 volumes, poderiam ser usadas sem riscos à saúde. Não se arrisque numa exposição facial, pos qualquer tipo de água oxigenada é desaconselhável para tratamentos dermatológicos, e todas oferecem perigo de irritação e queimadura da pele.
Outras revelações sobre a pele:
- Espinha interna: Como tirar? Dermatologista ensina
- Conheça: Alimentos que ajudam na cicatrização da pele
- Piovani tem fibrose após gestação: Entenda o problema