O pé cresce após a gravidez? Entenda o que acontece com o seu corpo na gestação

Embora pareça sem ligação com a gestação, uma mudança hormonal é a responsável por isso

Durante a gestação, a mulher passa por uma mudança completa em seu corpo. Além do mais óbvio, que é o aumento da circunferência da barriga e o inchaço dos seios, há ainda as alterações de hormônios e outras que não são tão visíveis.

Sobre o , por exemplo, há quem diga que ele cresce após a gravidez. Entenda se isso de fato acontece e qual seria o maior motivo.

Entenda como o pé cresce após a gravidez

(Crédito: nensuria/freepik)

Por mais que não pareça ter nexo, a obstetriz e doula Mariana Betioli afirmou que há um estudo que afirma que 65% das grávidas percebem o aumento do tamanho do pé após a primeira gestação. Segundo ela, contudo, isso não está associado ao inchaço do corpo, mas de um hormônio.

A relaxina é produzida pela gestante durante a gestação e tem como função deixar os ligamentos do corpo mais afrouxados. “Com o ganho de peso, acaba diminuindo a curvatura dos pés, deixando eles mais achatados”, explica. Consequentemente, isso faz com que o pé fique também mais longo.

O comprimento aumenta entre 2 a 10 milímetros, o que faz muitas mãe precisarem trocar o tamanho dos calçados. Apesar de não ser a justificativa principal, a retenção de líquido pode ainda deixar seu pé mais largo, o que também fará com que você perca alguns sapatos.

Gravidez