dermatite seborreica do lactente

Crosta láctea: o que é essa dermatite em bebês?

A dermatite seborreica do lactante tende a desaparecer em algumas semanas ou meses, sem deixar marcas

A dermatite seborreica do lactante, também chamada de crosta láctea, é caracterizada por caspas no couro cabeludo, de bebês com menos de um ano de idade.

Por mais que pareça estranha à primeira vista, ela é inofensiva e costuma melhorar sozinha com o tempo. Abaixo, saiba mais sobre o assunto.

O que causa a dermatite seborreica do lactante?

bebê
(Créditos: Freepik)

A falta de higiene e a alimentação não causam a crosta láctea, que é uma descamação no couro cabeludo parecida com “casquinhas” amareladas ou esbranquiçadas.

De acordo com Paula Sian, dermatologista formada pela formada pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), essas caspas são causadas pela influência dos hormônios maternos presentes no leite, que estimulam as glândulas sebáceas da criança.

Assim, essa oleosidade em excesso facilita o acúmulo de células mortas, formando as famosas “casquinhas”.

Como cuidar?

Os principais cuidados são lavar o couro cabeludo regularmente com um shampoo suave para bebês e massagear delicadamente a cabecinha do bebê durante o banho.

(Crédito: yanalya/freepik)

“Por mais que o tratamento envolva cuidados tópicos com hidratantes e óleos para remover as crostas, não é necessário interromper a amamentação”, explica a especialista.

Maternidade