O problema das unhas frágeis e descamando atinge cerca de 35% das mulheres adultas e pode ser decorrente de diversos fatores, desde a deficiência de alguns nutrientes até exposição a produtos químicos. Porém, uma alimentação balanceada é o melhor investimento tanto para a saúde quanto para a beleza das unhas.
Fontes de vitaminas boas para unhas
Para resolver o problema das unhas fracas e quebradiças, é possível consumir fórmulas orais e tópicas manipuladas. E, como as unhas também ficam frágeis pela baixa ingestão de vitaminas, o ideal é buscar na alimentação os ingredientes que são fontes de:
Vitamina A
É a responsável pela renovação celular, por isso, unhas que quebram facilmente, descamam, não crescem e são ressecadas podem revelar carência de vitamina A. Para obtê-la, consuma cenoura, mamão, tomate, manga e abóbora.
Vitaminas do Complexo B (B1, B5, B7, B10)
São responsáveis por fazer o metabolismo da proteína funcionar, e é a partir dele que as unhas e os cabelos se formam. A biotina é a vitamina que evita que a unha quebre. É possível ingeri-la através de suplementação ou comendo alimentos como a gema de ovo, sardinha, banana, couve-flor, nozes, brócolis, aveia e feijão.
Vitaminas C
Essencial para o crescimento, a hidratação e a saúde das unhas porque é um potente antioxidante que participa da síntese de colágeno. Suas propriedades melhoram a circulação do fluxo de oxigênio, fazendo dela uma ótima vitamina para a beleza das unhas. A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas cítricas (laranja, tangerina e limão).
Vitamina E
Antioxidante, a vitamina E destrói radicais livres e aumenta a movimentação do oxigênio entre as células promovendo o crescimento saudável deles. Pode ser encontrada em folhas verdes escuras, óleos vegetais e nozes. Se preferir, existem suplementos tópicos ou para ingestão via oral.
Aprenda segredos capilares
- Hidratação de maisena funciona para cabelo?
- Acorde com um cabelo dos sonhos: 6 cuidados antes de dormir
- Receita de abacate é segredo de Katie Holmes para os cabelos