Descubra a história por trás destes 5 logotipos famosos

Os logotipos ficam tão marcados na nossa memória, que às vezes, só de ver o desenho já sabemos de qual marca se trata ainda que não tenha o nome escrito. E eles, claro, não surgem do nada. Confira a seguir a história de 5 logos que remetem ao nascimentos das empresas mais famosas da atualidade:

#5 Nike

Em 1960, Bill Bowerman, treinador de atletismo da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, estava refletindo que as marcas de velocidade poderiam melhorar se os atletas corressem com sapatos mais leves. Ele resolveu, então, tentar derreter borracha na sua máquina de fazer wafles e ficou surpreso com a leveza e a tração do material, que era exatamente o que estava buscando. Com a ideia, ele se juntou ao seu amigo Philip H. Knight e assim nasceu uma das empresas mais conhecidas do meio esportivo. O nome Nike se refere ao nome da deusa da vitória na mitologia grega (Nike ou Nice) e, em 1971, a designer gráfica Carolyn Davidson se inspirou nas asas da deusa para criar o símbolo da empresa.

#4 Lamborghini

Tudo começou quando Ferrucio Lamborghini, fabricante de tratores, resolver comprar um carro da Ferrari. O automóvel dava muitos problemas e ele infernizava Enzo Ferrari com conselhos técnicos para solucionar as falhas. Farto de Lamborghini, Ferrari o expulsou de sua fábrica, recomendando que continuasse a construir tratores e parasse de meter o nariz onde não era chamado. Antes de ir embora, Lamborghini prometeu a Ferrari que criaria um carro melhor. A marca com o desenho do touro ganhou esse logo em homenagem ao próprio dono, cujo signo do zodíaco era Touro.

#3 Playboy

Qualquer um diria que o nome da célebre revista de entretenimento de adultos foi o primeiro grande golpe de genialiade dos seus fundadores, Hugh Hefner e Eldon Sellers. Mas a história é bem trivial. A mãe de Sellers tinha trabalhado em um loja de carros chamada Playboy Automobile Company e sugeriu o nome. O coelho que simboliza o produto foi uma criação do designer gráfico Art Paul, para o segundo número da revista, em 1954.

#2 Mercedes-Benz

A origem da estrela de três pontas que simboliza a famosa marca de carros foi proposta por Gottlieb Daimler, pioneiro do automóvel e fundador da companhia. Em uma correspondência com sua filha, Mercedes, Daimler marcou o local onde estaria fábrica no mapa de Bad Cannstatt com uma estrela. No logo ela possui três pontas que simbolizam a qualidade do motor na terra, no mar e no ar.

#1 Apple

O primeiro logotipo da Apple, criado por um dos fundadores da empresa, Ronald Wayne, foi um pouco exagerado. Mostrava Isaac Newton lendo, sentado debaixo de uma macieira, com a fruta prestes a cair em sua cabeça, e uma frase longa relacionada ao cientista. O logotipo da maçã foi desenhado por Rob Janoff, que fez ela mordida para que as pessoas não a confundisse com um tomate. Alguns falam que a maça é uma homenagem ao cientista britânico Alan Turing, pioneiro da computação. Ele morreu em 1954, em circunstâncias misteriosas após ser processado e humilhado por ser homossexual. Dizem que ele morreu depois de comer uma maçã envenenada.