Tipos de nuvens e o que elas significam

Quando você olha as nuvens no céu, quase sempre tenta achar algum formato engraçado de animal ou objeto, não é? Mas não é só de formatos imaginários que as nuvens são feitas. Existem 11 tipos, cada uma com sua particularidade. Elas são caracterizadas pela altura em que se encontram: alta (até 12km do solo), média (até 8 km do solo) e baixa (até 2 km do solo), e também ajudam a prever fenômenos meteorológicos. Veja a lista e se aprofunde no universo das nuvens!

Stratus

A Stratus se forma a menos de 1km de distância do solo. Ela é densa, parecendo um tapete branco, e podem causar garoas e também quando mais baixas, a neblina.

Stratocumulus

Essa nuvem remete mais ao que imaginamos que elas são: algodão. Com seu formato mais separado e fofo, provoca chuvas leves.

Nimbostratus

A nimbostratus é mais cinzenta e espessa, conseguindo bloquear todos os raios solares. É a nuvem que deixa o tempo nublado, úmido e chuvoso.

Cumulus

Esta talvez deve ser a mais conhecida das nuvens, popularmente chamada de “nuvem carneirinho”. Ela é branca, tem seu formato definido, e não apresenta ameaças de chuva.

Cumulonimbus

NASA

Fechando o grupo chega a Cumulonimbus, que é uma das mais perigosas em termos de meteorologia. Ela é escura, densa e pode chegar a até 12km de altura. Ela causa temporais, raios, chuva de granizo. A famosa “chuva de verão” acontece por causa dela, e pode dar origem aos tornados.

Altostratus

A Altostratus altera a luminosidade e deixa o sol com aspecto borrado. Ela pode provocar chuvas bem leves.

Altocumulus

Ela lembra flocos de algodão, e forma quase que uma colcha no céu. Elas são independentes e não causam muito risco de chuvas ou mudanças bruscas de tempo.

Cirrus

O grupo das nuvens mais altas começa com a Cirrus, que é mais delicada e tem formato de pinceladas.

Cirrostratus

A Cirrustratus se forma logo abaixo da anterior, e também são pequenas e finas. Quando posicionadas na frente do Sol formam o alo, uma espécie de círculo luminoso.

Cirrucumulus

É uma nuvem rala, quase transparente, mas aparece sempre agrupada. Como ela está muito distante do solo, ela não consegue formar sombras no chão, então é quase como se ela não estivesse lá.  As nuvens altas são formadas por cristais de gelo, portanto não apresentam nenhuma ameaça relacionada a fortes chuvas. Já as baixas e médias apresentam mais risco, mas nesse caso a atmosfera precisa estar carregada de calor e umidade para que chova.