Aquele parte branca na gema do ovo, que muitos tem nojo e não comem enquanto não conseguem tirar, tem nome, funções e nutrientes.
A chalaza, ou calaza, é um cordão esbranquiçado, uma espécie de extensão da clara do ovo, composto exatamente pelas mesmas proteínas.
Ele só tem um aspecto diferente por causa do seu processo de formação, conta a professora Cristiane Araújo, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.
Função da chalaza

A clara não é completamente uniforme. Você pode nunca ter reparado, mas existem partes da clara que são mais densas, mais grossas e outra parte que é mais líquida.
“A chalaza é uma das partes da clara que funciona como uma âncora: ela vai de uma extremidade à outra da gema para mantê-la centralizada e impedir que ela encoste ou grude na casca e possa se romper”, explica Cristiane.
Essa âncora se forma junto com a gema e adquire o aspecto torcido durante o seu caminho até o útero do animal, onde só depois se forma a casca do ovo.
Por que é tão importante?

Pensando num embrião que possa vir a se formar, a chalaza protege a gema para que ela fique bem posicionada e permite o desenvolvimento correto do animal.
Para o ovo que consumimos, que não é fértil, ou seja, não pode gerar um animal, a estrutura é importante também porque, sua ausência, por exemplo, indica que o ovo está velho.
Segundo a professora, “a gema, por exemplo, não pode chegar no consumidor já quebrada. Ela precisa estar íntegra, o que atesta a qualidade do ovo”.
Ainda não sabe quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Finalmente a explicação