É possível morrer de rir? Entenda

Há situações em que rimos tanto, mas tanto, que até nos perguntamos se aquela expressão é realmente verdade: é possível morrer de rir?

Leia também: ‘Haha’, ‘hehe’, ‘lol’: Facebook identifica como você ri pela rede

Antes de procurar a resposta dessa pergunta, é importante saber que o sorriso é algo bom, que libera endorfina de nossos corpos. Mas, quando se ri sem parar, há o risco de ficar com falta de ar e até chegar a desmaiar.

Segundo o doutor Martin Samuels, professor de neurologia da Universidade de Harvard, desmaiar enquanto ri tem a ver com problemas respiratórios, e não oferece perigo algum. É muito difícil alguém morrer dessa maneira.

Mas… isso já aconteceu.

Thinkstock

Eles morreram de rir

Houve, sim, casos de pessoas que morreram de rir. No século III a.C., o filósofo Crisopo morreu de gargalhadas quando se deparou com um burro bêbado de vinho.

Em 1989, um otorrinolaringólogo dinamarquês também morreu de tanto rir, ao assistir ao filme “Um Peixe Chamado Wanda”, cujas esquetes lembram bastante “Monty Python”.

Leia também: 5 pessoas que morreram de maneiras bizarras

Thinkstock

Em 2003, uma mulher tentou acordar o marido de um sono muito profundo. Ele ria sem parar, e ela não conseguiu despertá-lo: então, ele morreu por falência no coração, consequência de uma asfixia.

Sentimentos muito eufóricos de felicidade são tão perigosos como a profunda tristeza. Qualquer emoção muito extremada ativa uma parte do cérebro responsável por ‘lutar’ ou ‘desistir’. Esta situação libera adrenalina que, em grandes proporções, pode ser tóxica para diversas partes de nosso organismo, inclusive o coração, podendo gerar um ritmo cardíaco irregular capaz de levar à morte.

Thinkstock

Benefícios do riso

Apesar do ‘risco’ de rir demais, é importante lembrar que o sorriso faz muito bem à saúde: além de nos fazer sentir bem, diminui o estresse e serve como um analgésico natural.

Estudos comprovam que o riso melhora a qualidade do nosso sangue, além de combater vírus e bactérias do nosso sistema respiratório e gastrointestinal.

Leia também: Para rir: veja os 11 melhores vídeos de sustos na web