
Conhecer pessoas novas pode ser ótimo, mas também um tanto constrangedor. É preciso saber o que dizer para criar uma boa impressão e manter uma conversa agradável.
Ter boas relações é fundamental para o bem estar na sociedade, além de ajudar na vida profissional.

E como fazer com que as pessoas gostem de você logo de cara? Algumas dicas de relacionamentos podem ajudar. E essas chegam direto do FBI, o departamento de polícia dos Estados Unidos.
Robin Dreeke foi chefe do Programa de Análise Comportamental do FBI por 27 anos, no qual observava relações interpessoais de perto. Ele conversou com a Motto, revista eletrônica editada pela Time, e traçou algumas estratégias para fazer com que você passe uma boa impressão a desconhecidos.
Confira os principais conselhos de Dreeke.
Como criar uma boa impressão

#1 Sem julgamentos
Falar com pessoas novas é entrar em contato com outros pensamentos, que podem ser bem diferentes dos seus. É importante escutar o outro demonstrando atenção, por mais absurdo que seja o que ele está dizendo. Interagir e fazer perguntas também são boas saídas.
#2 Deixe o ego de lado
Não aponte os erros na fala da pessoa. Por mais tentador que possa ser, quando contradizemos o pensamento do outro, a parte lógica do cérebro para de funcionar, e a pessoa se prepara para um conflito.
#3 Saiba ouvir
Não é apenas esperar sua vez de falar. Saber ouvir é dar total espaço para a pessoa, sem formular frases seguintes. Faça perguntas e evite contar histórias desnecessárias, apenas para impressionar. Pode surtir o efeito contrário.
#4 Pergunte
A pergunta mais eficiente a fazer para conhecer uma pessoa é: “Quais são seus desafios?”. É uma forma de descobrir traços mais complexos da vida do outro, suas prioridades e pensamentos. Além disso, todos gostam de falar um pouco sobre suas vidas.

#5 Estabeleça um prazo para a conversa
Ao conhecer alguém, a conversa não é das mais confortáveis. Um jeito de relaxar a pessoa e deixar o papo mais descontraído é dizer, logo de cara, que você não tem muito tempo para estar ali. Porém, isso dá a você um período menor para criar uma boa impressão.
#6 Linguagem corporal
Não é só a fala que faz a diferença. O jeito como nos movemos e nos colocamos fisicamente na conversa diz muito sobre nossa personalidade. O ideal é sorrir, manter o queixo para baixo, palmas para cima e expressões que demonstrem interesse na conversa. São pequenas estratégias, que demonstram grande simpatia.
#7 Seja claro e específico
Às vezes, quem não deixou uma boa impressão é a pessoa com quem estamos conversando. Se sentir que o outro está manipulando você, seja específico, pergunte quais são as intenções com aquela conversa. Sem ser agressivo, mas sem ignorar a desconfiança.
Cuidado com relações amorosas: conheça os venenos do amor e como superá-los