
Seja lenda ou não, o Taj Mahal, localizado na Índia, uma das obras arquitetônicas mais bonitas da humanidade, segue com uma história de origem muito romântica.
É um exemplo requintando da arquitetura mongol e um dos locais mais visitados no mundo inteiro, pois combina diferentes estilos em perfeita harmonia e beleza.
Leia também: 7 curiosidades que você não sabia sobre Cleópatra
Veja 5 curiosidades sobre o Taj Mahal: #5 Amor além da vida
O imperador mongol Shan Jahan conheceu o verdadeiro amor por meio da sua quarta mulher, Muntaz Mahal, com quem teve 14 filhos.
No entando, ela morreu no parto do último filho, deixando para trás o mais fiel e triste dos amantes. O monarca, desolado, buscou a única maneira de deixar seu espírito vivo: a construção de um majestoso palácio, que se transformou em um símbolo de amor e beleza. #4 A construção
O Taj Mahal começou a ser construído em 1631 e demorou mais de 20 anos para ficar pronto. Foram mais de 20 mil pessoas trabalhando dia e noite. O objetivo do arquiteto era juntar o estilo indiano e persa em um único monumento. Mais de 1000 elefantes foram usados como meio de transporte. O custo total chegou em 32 milhões de rúpias. #3 Do que é feito o Taj Mahal?
O mármore foi principal material utilizado na construção do palácio. De alta qualidade, o mais puro e fino mármore foi trazido de Rajastão, Tibete, Afeganistão e China. O mausoléu, onde estão os restos mortais da mulher de Shan Rajan, foi feito na cor branca com pedras preciosas e semipreciosas, e as laterais estão unidas por arenito vermelho. #2 Assimétrico
A simetria e a autorreplicação são as chaves da construção do Taj Mahal. O único elemento que rompe o equilíbrio alcançado é o sepúlcro do imperador, maior que o da ex-mulher. Na cultura mongol, o túmulo do homem deve ser maior que o da mulher. #1 Ele muda de cor
O Taj Mahal muda de cor durante o dia. O mármore branco consegue refletir a cor do céu. Ao amanhecer, as muralhas ficam rosadas e, pela noite, ficam no tom de ouro polido, o que deixa a construção ainda mais fascinante.
Leia também: 7 divertidas e estranhas curiosidades sobre a Nasa que você tem que conhecer