
A notícia de que a temida peste negra ou peste bubônica está de volta deixou muitas pessoas preocupadas e de cabelo em pé. Mas você sabe onde ela surgiu, como é transmitida e quais são seus sintomas?
Veja aqui, 5 fatos sobre a peste negra para saber mais sobre a doença:
#1 Epidemia
Foi uma das mais trágicas epidemias que assolou o mundo. A bactéria, vinda da China, entrou na Europa em 1348, por meio de navios mercantes. A doença se espalhou rapidamente e, pela falta de conhecimento, a peste negra dizimou um terço da população europeia.
#2 Bactéria
A bactéria responsável pela transmissão é a Yersinia pestis, que se instala no estômago das pulgas de roedores.
#3 Tipos
doenca-erradicada_principal.jpg
doenca-erradicada_principal.jpg
Em seu tipo bubônico, a bactéria afeta o sistema linfático, que resulta na morte de diversas células. Dolorosos caroços, chamados de bubões, nascem nas axilas e na virilha dos infectados. A expecitativa de vida é de uma semana.
Quando a bactéria é transmitida por meio das vias resporatórias, chamada de peste pneumônica, ela ataca os pulmões e o sistema respiratório fica comprometido. Já nesta versão, a expectativa de vida diminui ainda mais, para dois dias no máximo.
No tipo peste septcémica, a bactéria infecta por meio da corrente sanguínea e causa hemorragia em diversos órgãos, causando manchas escuras.
#4 Sintomas e tratamento
doenca-erradicada_escarlatina.jpg
doenca-erradicada_escarlatina.jpg
Os sintomas causados pela peste negra são:
– Febre alta (40°C), calafrios, vômitos e até convulsão;
– Caroços nas axilas e virilha, que podem adquirir cores esverdeadas e azuis ( gangrena);
– Tosse com sangue e pus;
– Hemorragia em vários órgãos.
A doença deve ser tratata logo nos estágios iniciais, com antibióticos e isolamento do paciente para evitar o contágio.
#5 Peste Negra nos EUA

Neste ano, cerca de 15 casos foram registrados e 4 pessoas morreram, nos estados do Novo México, Califórnia, Colorado e Arizona. O principal agente trasmissor é cão-da-pradaria, um mamífero roedor comum na região do meridiano 100.