Conheça Ceres, o ‘projeto’ de planeta que tem água e pode ser habitável

Wikimedia Commons

Há muito tempo os cientistas buscam outros planetas habitáveis como a Terra. O planeta-anão Ceres, que faz parte do nosso Sistema Solar, foi localizado no cinturão de asteroides que ficam entre Marte e Júpiter. Segundo os cientistas, é possível que ele seja habitável.

Leia também: Terra deve passar por ‘mini Era do Gelo’ em 15 anos

Como é o Ceres?

Wikimedia Commons

Ceres foi descoberto em 1801 pelo astrônomo e matemático italiano Giuseppe Piazzi. Na época, foi classificado como um planeta, mas por conta da localização, passou a ser visto como asteroide. Há poucos anos, porém, Ceres foi considerado um planeta-anão.

Seu tamanho é de apenas 960km de diâmetro, com uma superfície similar a países como Argentina e Índia. Tem uma massa total que representa 33% do cinturão em que se localiza. De acordo com os cientistas, há uma grande quantidade de água congelada em Ceres: cerca de 100km de extensão.

Leia também: Quais são as camadas da Terra?

Wikimedia Commons

A temperatura máxima deste planeta-anão não passa dos -34° C, sugerindo a possível existência de micro-organismos.

O que mais tem alegrado a ciência é que Ceres pode conter 200 milhões de km³ de água doce. Em 2014, revelou-se o vapor de água, por conta da aproximação do Sol.

Até onde se sabe, os dias em Ceres têm cerca de 9 horas de duração. Demora mais ou menos entre 4 e 5 anos para que o planeta-anão dê a volta completa pelo Sol, ou seja, os momentos em que a temperatura atingem os graus mais elevados são escassos.

Há um ramo da ciência, porém, que acredita que o Ceres é uma espécie de ‘projeto’ de planeta falho, com fragmentos em órbita ao redor do Sol. Enquanto isso, especula-se sobre o que podem ser as luzes que aparecem em sua superfície.

Leia também: Por que há pouco oxigênio respirável no espaço? Entenda

Wikimedia Commons