Plástica dos sonhos > Resultado natural

Uma das maiores preocupações de quem faz algum tipo de cirurgia estética é que o resultado pareça natural. Ninguém quer andar com o rótulo de quem fez plástica estampado, literalmente, na cara. Dr. Nácul garante que com a Bioplastia esse perigo não existe: “Para empinar o bumbum, por exemplo. Mesmo um expert não irá detectar que foi feito um procedimento, ele vai achar que o efeito é de malhação”. Segundo ele, os benefícios vão além do fator estético, já que a bioplastia promove a reengenharia muscular, dando sustentação ao músculo e retardando o processo de envelhecimento: “Se o músculo não cai, a pele não cai também”, garante o médico.

Mas, antes de sair correndo à clínica mais próxima, é importante saber que o procedimento pode ser feito em todas as partes do corpo, com exceção da região mamária. Estudos estão sendo feitos para viabilizar a bioplastia de mama, mas o procedimento ainda não pode ser feito com segurança na região. “Poderia ser feita no músculo, não na glândula mamária, mas ainda está fase de estudos”, diz o médico.

Agora, se o seu desejo não é o de ter seios maiores, pode valer a pena recorrer à técnica, já que não há contra-indicações para sua aplicação. Dr. Almir Nácul afirma ainda que, com a chegada da bioplastia, houve um aumento do número de homens buscando intervenções estéticas, como a modificação do nariz, a definição da linha da mandíbula, da maçã do rosto, o aumento do peitoral e do bíceps, entre outros procedimentos.

Cautelas

A bioplastia apresenta uma série de inovações e vantagens, mas é necessário cuidado na procura do tratamento. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica divulga em sua página na internet um comunicado, no qual transmite o posicionamento do Conselho Federal de Medicina sobre o assunto. A entidade pede cautela na utilização do polimetilmetacrilato, um produto “sem comprovação científica dos efeitos de sua introdução no corpo humano” e cuja manipulação deve ser restrita aos profissionais da área médica habilitados. Ou seja, esteticistas, por exemplo, não podem executar um procedimento de bioplastia.

Caso o paciente não tenha gostado dos resultados, os efeitos da bioplastia só podem ser contornados por meio de uma microlipoaspiração.

Buscar um profissional capacitado é o primeiro passo. O Dr. Almir Nácul, que é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, discorda do comunicado e defende a segurança no uso do polimetilmetacrilato, uma substância usada também em lentes oculares e marca-passos, por exemplo. O médico considera, entretanto, importante evitar o exagero no procedimento, já que é sempre pior pecar pelo excesso. Caso o paciente não tenha gostado dos resultados ou tenha apenas mudado de opinião, os efeitos da bioplastia só podem ser contornados por meio de uma microlipoaspiração.

Apesar de todo o entusiasmo motivado pelo surgimento da bioplastia, o médico não acredita que ela assinale o fim da cirurgia plástica convencional. “A bioplastia não substitui a cirurgia plástica. As duas estão de mãos dadas e uma pode complementar a outra”, conclui o Dr. Nácul.

Serviço:
Centro Mundial de Bioplastia:
(51) 3331 6200 – http://www.clinicanacul.com.br/

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica:
http://www.cirugiaplastica.org.br