Os esquecidos > Pescoço, colo, cotovelo e joelho

Pescoço e colo

Se você já tem esses problemas, é possível amenizá-los. Para as manchas, recomenda-se usar produtos com ácido retinóico e fazer aplicações de neve carbônica. Mas, antes de qualquer coisa, procure um dermatologista para orientar o seu caso. Uma outra saída que Ligia recomenda é o aparelho Quantum. Pela luz intensa pulsada é possível devolver o viço da pele em cinco sessões.

Um outro drama para as mulheres é a famosa papada. Em alguns casos, a luta já começa em desvantagem – a genética não colabora. Já aquelas que passaram por um grande processo de emagrecimento, a papada surge por conta da ação da gravidade (sempre ela!). Neste caso, a toxina botulínica pode ajudar, pois ela tem um efeito de lifting, assim como cremes com hormônio e ácido retinóico. Mas somente um profissional pode fazer essas indicações. Se a papada surgir por causa de gordura, até os cremes anticelulite ajudam. Procure um médico para fazer a avaliação e fuja ao máximo da cirurgia plástica.

Com um hidratante potente uma vez por dia, em 15 dias já se vê resultado

Cotovelo

Se você observar os braços das mulheres mais velhas, em alguns deles, o cotovelo fica com a pele pendurada, como se tivesse uma bolinha dentro dela. Isto acontece porque essa área tem atrito freqüente e, sem receber a atenção devida, fica flácida e com um mau aspecto. Esta é uma das maneiras de se denunciar a idade. “A pele se defende deste atrito e responde com o engrossamento e pigmentação. Com um hidratante potente uma vez por dia, em 15 dias já se vê resultado”, afirma a dermatologista Ligia Kogos. A mesma formulação do creme das mãos deve ser usado para os cotovelos.

Joelho

Os problemas do joelho são parecidos com os dos cotovelos – quando os anos chegam, a pele fica flácida. Porém, ainda existe um agravante. Lembra-se das suas quedas e dos machucados que você teve quando criança? Pois é, essas marcas permanecem para contar histórias e… enfeiar a região. Existem tratamentos específicos para clarear a área, mas só os dermatologistas podem indicar a melhor maneira de tratar essas manchas. Em geral, é muito comum a aplicação de peelings. Mas é preciso cuidado, não se recomenda para todas as peles. Nas negras, por exemplo, não se deve fazer este tratamento. De resto, hidratação pelo menos uma vez por dia é o suficiente.

Com essas dicas simples, é possível manter a beleza da pele sem gastar muita energia nem dinheiro. E é garantia de beleza por longos anos. Cuide-se!