CAVALO PARAGUAIO – Expressão muito usada no futebol. Vem do turfe. Nome dado a um cavalo que dispara no início do páreo e, lá pela metade, começa a perder a força, sendo ultrapassado pelos concorrentes e acabando nas últimas posições. Chama-se paraguaio (longe de preconceito com nossos vizinhos do Paraguai) por causa dos produtos falsificados, principalmente uísque, que eram vendidos (hoje também são, mas nem tão falsos) na fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu.
Até o presidente Lula se disse preocupado com o atacante Dentinho do seu time do coração, Corinthians. Já há rumores que clubes europeus estão interessados no goleador do timão
JANELA DO CAMPEONATO EUROPEU – Além da famosa janela européia, temos também uma porta no Oriente Médio, e ambos já abriram a temporada de “caça” aos nossos jogadores. O calendário do futebol brasileiro é diferente do europeu. Lá, a temporada inicia no final de agosto, e engloba dois anos (vai de agosto de 2008 a junho de 2009). Julho/agosto é o período em que os times europeus, cheios de euro, vêm ao Brasil para comprar os nossos melhores jogadores, desfalcando nossos times no Campeonato Brasileiro. Sem contar o Oriente Médio, cheio de petrodólares, que também está querendo crescer no futebol.
Este ano já perdemos Fernandão (Internacional), Marcinho, Renato Augusto e Souza (Flamengo), Roger (Grêmio), Cícero e Gabriel (Fluminense), Henrique (Palmeiras). Até nossos técnicos não estão escapando. Vamos perder muitos mais jogadores depois das Olimpíadas. Da seleção olímpica, tirando os que já jogam na Europa, quase todos serão vendidos, porque a janela só termina em 31 de agosto. Até o presidente Lula se disse preocupado com o atacante Dentinho do seu time do coração, Corinthians. Já há rumores que clubes europeus estão interessados no goleador do timão.
JOGADORES DE ATAQUE – são os jogadores com a função de finalizar as jogadas e fazer os gols. O mais específico é o centro-avante. Geralmente é um jogador de grande porte físico. Joga entre os zagueiros, cabeceia as bolas alçadas na área e trabalha também de pivô, de costas para o gol, passando a bola aos meias ou volantes, que podem criar jogadas agudas ou chutarem de frente para o gol. Os mais conhecidos: Romário, Ronaldo, o fenômeno, Adriano do Milan, Drogba (Chelsea), No campeonato brasileiro de 2008: Alex Mineiro (Palmeiras), Obina (Flamengo) Kleber Pereira (Santos), Washington (Fluminense), Dentinho (Corinthians), Aloísio (São Paulo).
Importantíssimos no ataque e para o time todo são os segundos atacantes, como são conhecidos hoje. Já foram chamados de ponta de lança. Também eram os famosos “pontas” que saíram de moda, já que os novos esquemas táticos valorizam mais a defesa e priorizam a povoação do meio de campo. Ex: Robinho (Real Madrid), Messi (Barcelona), os nossos maiores jogadores de todos os tempos eram segundos atacantes: Pelé e Garrincha. No Campeonato Brasileiro temos: Dodô (Fluminense), Denílson (Palmeiras) Borges (São Paulo).





