Tendências paulistanas

Se no Fashion Rio faltou emoção, o mesmo não se pode dizer do São Paulo Fashion Week Verão 2008. O evento contou com o requinte criativo e artístico de estilistas que não pensam apenas em comercializar suas peças.

Entre os queridinhos dos fashionistas emocionados estão Ronaldo Fraga, com a sua tocante homenagem à princesinha da Bossa Nova, Nara Leão, e Alexandre Herchcovitch, que fez uma original releitura do tango argentino e desconstruiu peças clássicas do guarda-roupa masculino em sua coleção feminina.

Entretanto, muito se comentou quanto à possível tristeza e neutralidade do próximo verão, que na semana de moda paulistana têm tons nublados. Poucas foram as coleções com aquela ‘cara’ de verão nas passarelas do prédio da Bienal, no parque do Ibirapuera. Por lá, o que se viu foi a consolidação do cinza – cor-chave deste inverno – como base também para a próxima estação, somado ao creme e ao preto.

No ano em que o ‘ New Look‘ de Christian Dior celebra 60 anos de libertação do estilo feminino da masculinização de sua speças, elementos do guarda-roupa dos homens voltam a dar o tom do verão das mulheres. Mas nem tudo está perdido! Há ainda a ingenuidade lúdica das formas arredondadas, da cintura no lugar e dos vestidinhos em todas as possibilidades de comprimento.

Calças – Assim como na semana de moda carioca, os estilistas do SPFW continuam apostando no corte skinny para as calças. Ainda assim, a pantalona também deu as caras nas passarelas paulistanas. O comprimento, quando não tradicional, aparece em calças curtas, resgatando o modelo Capri para o próximo verão. Para os meninos, a tendência forte é a calça estilo pescador, que tem a barra na altura do calcanhar.

Vestidos – Os minivestidos, vedete da próxima estação, vêm forte em todas as coleções. No entanto, os longos e os vestidinhos românticos, com a barra pouco abaixo do joelho, também são opções propostas a quem não tem toda aquela disposição para pôr as pernas em dia e exibi-las com a ousadia dos minis. A forma arredondada do eggshape e dos efeitos balonês são tendência forte para o próximo verão.

Cores – As cores flúor, alegres, com aquela cara típica de verão, ficaram por conta das coleções com um direcionamento mais jovem, por exemplo, Ellus, Do Estilista, V.Rom, Cavalera e 2nd Floor. Essa última trouxe em sua cartela de cores uma aposta ousada em azul-royal, cereja, laranja, amarelo-ouro e vermelho. No mais, os tons são sóbrio, neutro, quase tristes, variando entre creme, verde lavado, muito preto e, claro, cinza.

Shorts – Eles chegaram com tudo para este inverno. Ainda que curtos numa estação fria, a proposta era usá-los por cima de meia-calças. Para o próximo verão, já vedete da estação quente, aparece ainda mais curto e em modelos variados. Desde o micro-short colant, parecendo calcinha, aos hot-pants e modelos com a boca bem larga. Há ainda as estruturações em balonê, que dá o ar original à peça para a próxima estação.

Calçados – As já consagradas sandálias rasteirinhas, casuais e praianas, continuam firme e forte no próximo verão. Mas para os momentos de elegância, as sandálias de saltos altos – e agora grossos – são a aposta da vez.

Moda Praia – Entre as coleções das grifes de moda praia que desfilaram nesta última edição do SPFW, pouco se viu ousadia em recortes, que vieram um tanto tradicionais. Nas estampas, geometrismo em cores vivas, mas em tons terrosos também. O ponto de luz ficou por conta do dourado de acessórios e pequenos detalhes metálicos que arrematavam as peças. Nas saídas de banho, longos vestidos que transitam facilmente entre a praia e a noite. Neles, decotes profundos, abertos e alguns de ombro a ombro deixavam claro, ainda assim, que a moda é praia.

O efeito “Lenny”, que o Fashion Rio experimentou, no SPFW veio com nome de Liana Thomaz. Para a Água de Coco, a estilista buscou referências na região pantaneira do País e trouxe às passarelas paulistanas uma coleção sofisticada em biquínis, maiôs e minivestidos de mangas amplas. Destaque para as estampas de maxi-folhagens e aplicações em bijoux.

Colaborou Bia Vianna stylist e consultora de moda

Os tons escuros invadem o verão paulistano, vestido de Huis Clo

O estilo navy é um clássico em qualquer verão. Esse é de Forum Tufi Duek

Desfile Alexandre Herchcovitch, releitura do guarda-roupa masculino para mulheres

Balonês também continuam em alta mais uma temporada. Vestido Vide Bula

Cores ácidas quebram os tons nublados que invadirão os dias ensolarados – modelo Zoomp

Minivestidos, um must do verão e do calor. Modelo da 2nd Floor

O cinza continua em alta no calor, look Maria Bonita

Os shorts continuam com tudo, bom para o calor e para quem está com tudo em cima. Look de Isabela Capeto

Com Nara Leão como musa inspiradora, Ronaldo Fraga faz um verão cheio de bossa