2 da manhã e o fogo segue avançando no Parque Estadual Juquery. Neste momento, não há estimativa do tamanho da área que foi devastado pelo incêndio, que já completa mais de 17 horas.
Nossas equipes seguem empenhadas no local para salvar o que resta do nosso PEJy! pic.twitter.com/c8UrMJA7gc
— Prefeitura de Franco da Rocha (@prefdefranco) August 23, 2021
No último domingo (22), os moradores da capital paulista e da Grande São Paulo foram surpreendidos por uma ” chuva de fuligem“. Várias pessoas registraram e compartilharam nas redes sociais suas casas cobertas por cinzas que são provenientes de queimadas e foram arrastadas pelos ventos até a cidade.
Incêndio que causou “chuva de fuligem” em SP
Na manhã do último domingo (22), foi registrado um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, interior de São Paulo, o que fez com que uma grande quantidade de fuligem se espalhasse por várias regiões da capital paulista.
https://www.instagram.com/p/CS4ln3RluUF/
Segundo informações da Prefeitura de Franco da Rocha, o fogo teria começado após a queda de um balão:
“Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Estadual Juquery neste momento. Segundo relatos, um balão teria provocado o acidente. Nossas equipes, juntamente com o Corpo de Bombeiros, já estão no local para conter as chamas o mais rápido possível!”.
Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Estadual Juquery neste momento. Segundo relatos, um balão teria provocado o acidente.
Nossas equipes, juntamente com o Corpo de Bombeiros, já estão no local para conter as chamas o mais rápido possível! pic.twitter.com/dmRAQsKCVF
— Prefeitura de Franco da Rocha (@prefdefranco) August 22, 2021
O Parque do Juquery está localizado a mais 40 quilômetros de São Paulo, mas o incêndio foi tão grande, que além de destruir cerca de 50% do parque, as cinzas chegaram até a capital.
O fluxo intenso de ventos acabou arrastando parte da fuligem, que atingiu e deixou várias casas da Grande São Paulo cobertas de cinzas.
a quantidade de fuligem dentro do meu apartamento por conta desse incêndio em sp, socorro…. pic.twitter.com/GHmsRYdC6f
— bru (@buparrado) August 22, 2021
Nas redes sociais, moradores das Zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Central e de cidades como Santo André e São Caetano do Sul, compartilharam imagens dos resíduos das queimadas nos quintais e até mesmo dentro de casas e apartamentos:
registros de um domingo apocalíptico (o chão já tinha sido varrido duas vezes quando tirei a foto) pic.twitter.com/euffUoWlop
— Camila Almeida (@camiaaalmeida) August 22, 2021
Sério, tem fuligem pelo chão do meu apartamento INTEIRO pic.twitter.com/NdEx2BH0lI
— thiago pethit (@thiagopethit) August 22, 2021
https://twitter.com/tcarran/status/1429498978782044162
https://twitter.com/naosouananna/status/1429498500371423243
Vale lembrar que, com a vegetação seca e a falta de chuva durante este período, as queimadas se agravam com mais facilidade. Soltar balão que possa causar incêndio é crime. A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, de 1998, em seu artigo 42, descreve como crime as condutas de fabricar, vender ou soltar balões que possam causar incêndios.
Na última atualização da prefeitura, foi informado que o incêndio foi controlado, mas o Corpo de Bombeiros ainda trabalha para apagar alguns focos:
“A gente queria fazer um bom dia diferente, mas não dá! O trabalho aqui no @parqueestadualjuquery continua para combater todos os focos de incêndio. E durante o dia, vamos atualizar as informações nos canais oficiais da Prefs e também no IG do parque”.
A gente queria fazer um bom dia diferente, mas não dá!
O trabalho aqui no @parqueestadualjuquery continua para combater todos os focos de incêndio.
E durante o dia, vamos atualizar as informações nos canais oficiais da Prefs e também no IG do parque. pic.twitter.com/i6MUWG8E5q
— Prefeitura de Franco da Rocha (@prefdefranco) August 23, 2021






