A falta de libido foi um dos sintomas mais fortes durante a menopausa vivida por Fernanda Lima
No mais recente episódio do próprio podcast “TerapiRa”, Fernanda Lima, de 48 anos, falou sobre os efeitos da menopausa em sua libido.
Ela, casada com Rodrigo Hilbert e mãe de três filhos, já disse anteriormente que, pelo período, já chegou a “não ter vontade” de transar com o marido,
“Não ter vontade de transar é uma coisa que afeta. Me afetou como mulher e afetou, de alguma maneira, o meu casamento”, declarou ela em agosto de 2025 ao “Fantástico”.
Fernanda Lima fala sobre libido na menopausa

Fernanda Lima revelou que, atualmente, sabe lidar com os sintomas, que ainda existem. No entanto, para driblar obstáculos que podem aparecer em relação à vida sexual, a apresentadora citou que não abre mão do uso de um lubrificante.
“Agora eu tenho libido, mas eu uso lubrificante, porque vai ajudar e vai ser melhor. Só que não era uma coisa que fazia parte da minha nécessaire, e hoje em dia faz parte da minha nécessaire”, disse, pontuando também que o uso do produto já foi um tabu muito grande entre mulheres.

“Por muito tempo, diziam que era um mercado para gays. Que bom que a gente vai pisando nesses tabus todos, e, de repente [podemos dizer]: ‘Nossa, eu amo lubrificante'”, concluiu.
Libido na menopausa

É comum que a libido sofra alterações, principalmente devido às mudanças hormonais que afetam o corpo e as emoções durante a menopausa.
Isso porque a diminuição do estrogênio pode causar ressecamento vaginal, desconforto nas relações e queda do desejo sexual.
Contudo, é importante lembrar que cada mulher vive essa fase de forma única, sem regras ou padrões.






