menopausa

Cuidar do intestino e mais 3 dicas te preparam para uma menopausa saudável

Saiba como viver a menopausa com mais energia e menos sintomas!

A menopausa é uma etapa natural da vida feminina e marca o fim do ciclo reprodutivo – e, com ela, chegam mudanças hormonais que podem provocar ondas de calor, alterações de humor, dificuldade para dormir e redução da energia.

Mas, apesar de inevitável, o período não precisa ser sinônimo de desconforto. Isso porque a preparação pode começar bem antes dos primeiros sinais.

Para a nutricionista Vanessa Costa, especialista em saúde da mulher e fundadora da NutraAlive, preparar o corpo e a mente faz toda a diferença. “Com alimentação adequada, rotina equilibrada e suplementação direcionada, é possível amenizar os sintomas e viver essa fase com bem-estar”, afirma.

A seguir, veja 5 passos para se preparar para a menopausa com mais equilíbrio e vitalidade:

Menopausa: como se preparar?

1. Mantenha uma alimentação balanceada

tábua de madeira de cozinha
(Créditos: Freepik)

Ajustar a dieta é uma das primeiras medidas para suavizar a transição hormonal.

Por exemplo, alimentos como soja, linhaça e grão-de-bico são ricos em fitoestrogênios, substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios de forma natural.

2. Pratique atividade física regularmente

A prática de exercícios é aliada tanto do corpo quanto da mente.

Logo, treinos de força ajudam a manter a musculatura e proteger os ossos, enquanto atividades aeróbicas, como caminhada, corrida e ciclismo, contribuem para reduzir ondas de calor e melhorar o humor.

3. Cuide da saúde intestinal

(Crédito: freepik/freepik)

O intestino desempenha um papel bastante estratégico na metabolização dos hormônios durante toda a vida.

Por isso, para a menopasa, a dica é manter a microbiota ainda mais equilibrada, pois ela influencia no controle do peso e na intensidade dos sintomas do climatério.

4. Priorize o sono e reduza o estresse

casal idosos
(Créditos: Freepik)

Uma boa noite de sono é uma das premissas do equilíbrio hormonal. Rotinas de descanso, horários regulares, meditação e ioga podem ajudar a controlar ansiedade, irritabilidade e outros sintomas.

Saúde e bem-estar