Tinta à base de urucum

Utilizado para colorir corpo, roupas e até alimentos, o urucum recebe mais uma utilidade e vira tinta. A proposta de linha de produtos criados a partir de pigmentos da Amazônia foi desenvolvida pelas alunas Lara Sant’Anna Iwanicki e Raquel Martins Montagnoli, do curso de Engenharia Ambiental, da Unesp . E, não é só isso, com projeto intitulado “ Tinta de urucum: o pigmento natural da Amazônia”, as meninas ainda venceram o 3º Prêmio Suvinil de Inovação na categoria Tintas e Processos de Pintura. Ou seja, existe uma grande possibilidade da ideia sair do papel para colorir a sua casa.

Segundo as alunas, a proposta de criar uma tinta com pigmento natural de urucum, além de viável é ambientalmente vantajosa em relação aos pigmentos convencionais. Essa característica ambientalmente correta impulsionaria o mercado e sua atual tendência por produtos que agridem menos o meio ambiente em todos os processos do ciclo de vida dos materiais. “Além disso, a sustentabilidade é uma característica requisitada por acionistas, investidores e consumidores finais”, diz Raquel.

O projeto explora a possibilidade de aplicação de uma matéria-prima nacional em um setor da indústria em ascensão. O projeto destaca também o rápido crescimento do urucum, o que permitiria o uso da árvore para recuperar áreas de reflorestamento.

“A expectativa é a de que essa nova de tinta com pigmento de urucum possa ser lançada no mercado, levando à criação de uma linha completa e inovadora de tintas com pigmentos amazônicos (Cores da Amazônia) que além de impulsionarem o mercado interno, promoverão o desenvolvimento sustentável”, explica a estudante.

De acordo com Eugênio Luporini Neto, Vice-Presidente de Tintas Imobiliárias e Repintura da BASF, “o concurso cultural foi criado para estimular e fomentar a criatividade e a originalidade dos estudantes, professores e profissionais da decoração e do design, além de detectar novos talentos e oportunidades para o mercado e, mais uma vez, os participantes nos surpreenderam com ideias incríveis, muito inovadoras e criativas”, finalizou.

LEIA TAMBÉM:

Pintando o sete – Divirta-se decorando objetos de cerâmica em casa

Ponto Cruz na parede – Faça você mesma: uma ideia criativa para pintar a parede da sua casa