Protetor solar é essencial até para os dias em que o sol não aparece

Faça chuva ou faça sol, protetor solar é um dos itens básicos da nécessaire. Fundamental para sua beleza e também para a saúde. Segundo a Dra. Samar El Harati, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, devemos usar o protetor solar todos os dias independente da estação do ano em que estamos. Ele protege nossa pele contra os raios UVB responsáveis por causar queimaduras, vermelhidões, manchas de pele, alergia, envelhecimento cutâneo e até câncer de pele.

Leia também:

Alimentos com betacaroteno garantem bronzeado; veja como consumi-los

Atitudes simples garantem bronzeado prolongado e saúde em dia no verão

Acerte no protetor solar

“Devemos usar o protetor diariamente nas áreas expostas ou descobertas, no mínimo FPS 30, reaplicado de 3 a 4 horas”, esclarece a dermatologista Dra. Samar El Harati. Já nas crianças, a proteção deve ser redobrada. “Bebês a partir dos 6 meses devem e podem usar protetor solar. O protetor precisa ser infantil, hipoalergênico, sem cheiro e com filtro físico, sendo diferente das mães”, garante a dermatologista.

Outra questão importante é o valor do fator de proteção solar. Muitas pessoas pensam que depois do FPS 30 não tem diferença, que a proteção é a mesma. Mas isso é um engano. “O que acontece é que após o FPS 30 a medida que aumenta o fator é pequena, mas é sempre maior, e é isso que importa”, explica ela. Que recomenda o uso do FPS 30 todos os dias nas áreas expostas e, os de maior proteção (FPS 50, 60, 70), em viagens em que o sol ultrapasse os 40 graus.

Adotando essas medidas a sua pele sempre estará protegida. “São cuidados diários necessários para a nossa saúde. No futuro, a nossa pele agradecerá”, finaliza a dermatologista.