A raiz dos cabelos é a maior responsável pela força e resistência dos fios. Segundo a cabeleireira Viviane Siqueira, do Pierre Louis Coiffeur, no Rio de Janeiro, uma raiz saudável trabalha melhor e produz um fio com mais brilho e mais resistente à queda. No entanto, muita gente se esquece dela na hora dos cuidados. Veja as dicas da profissional.
Leia também:
Queda de cabelos: sete dicas para evitar
Sucos que dão brilho, hidratam, evitam caspa e ajudam cabelo a crescer
Acorde com um cabelo dos sonhos com seis cuidados antes de dormir
Cabelo caindo da raiz: dicas para evitar
Alisar os cabelos
Muitas mulheres reclamam de queda de cabelos após um processo de alisamento, como a escova progressiva. Isso acontece porque os produtos não podem ser aplicados no couro cabelo. “O ideal é que a raiz seja preservada. Somente coloração pode ser aplicada na raiz e, ainda assim, com muito cuidado. Procure sempre um excelente profissional”, recomenda.

Cuidados específicos
Existem produtos voltados para o tratamento do couro cabeludo com ação antiqueda, fortificante, esfoliante, ou promover uma limpeza profunda. “A dica é sempre consultar as instruções de uso no rótulo”, indica.
Produtos que devem ser evitados
Já os produtos mais gordurosos como leave-ins e séruns devem ser aplicados somente do comprimento às pontas, para não aumentar a oleosidade dos cabelos. A cabeleireira explica que o efeito é semelhante ao que acontece com os poros da pele: os resquícios de produtos fazem os poros entupir, provocando queda, dermatite seborreica e caspa.
Manutenção da higiene
“Uma raiz saudável é inimiga de cabelos sujos“, diz. A orientação é lavar os cabelos normais regularmente, os oleosos diariamente e os secos três vezes na semana, sempre com um bom shampoo e massageando com as pontas dos dedos, mas sem usar a unha, para não machucar o couro cabeludo. O condicionador deve ser totalmente evitado na raiz.

Preste atenção aos sinais
De acordo com a cabeleireira, é importante procurar um dermatologista sempre que houver problemas como queda de cabelo, dermatite seborreica, caspa, excesso de oleosidade, queimadura do couro cabeludo e escamação. Esses são os principais sinais de que há problemas na raiz e, para tratá-los, existem diversas opções comoshampoos, tônicos, fortificantes e comprimidos via oral. “Mas somente um especialista saberá o que receitar em cada caso. Não recomendo nunca tratamento em casa, pois o problema pode piorar e ter um resultado catastrófico”, finaliza.