Acne no ombro e no colo: dermatologista lista cuidados para tratar e eliminar manchas

Além das marcas no rosto, algumas mulheres também se queixam da presença de espinhas no colo e nas costas. Se o primeiro impulso é espremer, melhor reconsiderar:  segundo o dermatologista Luis Fernando Tovo, do hospital Sírio-Libanês de São Paulo, o problema é incomum, mas a melhor forma de tratá-lo é apostando na prevenção e na investigação da causa.

Leia também
Tratamento de espinhas em adultos
Como eliminar manchas de acne
Excesso de sol pode causar acne solar

Tratamento de acne

O médico explica que a acne se desenvolve por excesso de oleosidade e contaminação bacteriana na pele. Por isso, recomenda uma consulta com dermatologista, capaz de indicar qual a melhor forma e as substâncias necessárias para amenizar a aparência das manchas de  espinhas nas costas e no colo. “Princípios ativos como o ácido cógico e a vitamina C são tão efetivos como a hidroquinona, que era usada antigamente, e oferecem menos efeitos colaterais”, complementa. Já para a acne propriamente dita, o tratamento padrão consiste na combinação de esfoliantes e antibióticos via oral, seguindo o período e a dosagem indicados pelo especialista.

Cuidados com a acne no verão

A pele ainda merece atenção especial durante as altas temperaturas. Doutor Luis Fernando comenta que alguns tipos de protetor solar usados na praia, por serem densos e resistentes à água, podem agravar o problema. Neste caso, a indicação é de que se combine o produto com um sabonete antioleosidade na hora do banho: “Ele removerá a camada do filtro que pode obstruir os poros e aumentar a oleosidade”, afirma o dermatologista. Já os hidratantes estão dispensados.

Como remover manchas de acne?

Entretanto, se a acne está em tratamento e algumas marquinhas são notadas, a recomendação do médico é esperar. “Eu aguardaria para ver se a mancha é temporária. Depois, se necessário, é possível fazer uso de alguns clareadores que não têm efeitos colaterais”, justifica-se. Ele afirma ainda que, em estações mais frias, os peelings também podem ser levados em consideração pelo médico.

Tratamento contínuo

Para saber como seguir o tratamento, é importante averiguar a origem do problema: “O controle deve ser feito de acordo com a causa”, explica Luis Fernando. No caso de uma disfunção hormonal pontual, quando resolvida, é possível que a acne não volte a aparecer. Mas, se a pele é comprovadamente oleosa, será necessário seguir com os cuidados de limpeza ou até mesmo partir para intervenções medicamentosas. A boa notícia é que, segundo ele, se as manchas são tratadas corretamente, há grandes chances das regiões afetadas voltarem a ser como eram antes. “Na maioria dos casos o resultado é 100%”, finaliza.