Após quanto tempo posso engravidar depois da curetagem?

A curetagem é um procedimento médico que tem como objetivo raspar a cavidade uterina para retirar restos placentários decorrentes de um aborto. Para as mulheres que precisaram passar pelo processo e mantêm o desejo de serem mães, umas das principais dúvidas é quanto tempo após a curetagem podem engravidar.

Leia também:
Infecção urinária na gravidez pode causar aborto espontâneo 
Não consigo engravidar; quais exames fazer? 
Idade do ovário é determinante para gravidez

De acordo com o ginecologista Dr. Renato de Oliveira, responsável pela área de Reprodução Humana da Criogênesis, esse tempo de espera pode variar. “Depende de cada caso, mas de um modo geral, orientamos um período de espera de seis meses não por questões fisiológicas – pois o organismo poderá em pouco tempo estar apto a uma nova gestação-, mas por fatores psicológicos, a fim de possibilitar uma melhor recuperação emocional antes da nova gestação”, explica.

Gravidez logo depois da curetagem tem risco?

De acordo com o médico, é possível que a mulher engravide apenas 15 dias depois do procedimento, já que a ovulação e o endométrio costumam se reconstituir rapidamente e a gravidez pode ser tranquila. “Por outro lado, a curetagem pode levar, em alguns casos, a alterações na cavidade uterina que aumentam o risco de aborto e situações de risco na gestação como a placenta prévia ou placenta de baixa inserção”, afirma o Dr. Renato.

Causas comuns de aborto espontâneo

Idade da mulher – quanto mais avançada, maior o risco de aborto, mesmo em mulheres saudáveis.

Tabagismo e alcoolismo – o vício, tanto da mãe quanto do pai, também aumenta o risco de aborto.

Peso da mãe – a obesidade alta o funcionamento de hormônios importantes para a gravidez e pode ser causa de aborto.

Anomalias congênitas – condições genéticas, como a diabetes, por exemplo, também podem desequilibrar a produção de hormônios e elevar o risco de aborto.

Infecções – algumas infecções não tratadas podem evoluir para quadros mais graves relacionados à perda da gravidez.