Como fazer com que o bebê se adapte à creche?

Quando a licença maternidade termina, são muitas as dúvidas e inseguranças das mães em relação à  adaptação do bebê na creche, berçário ou escolinha. Ele será bem cuidado? Vai sentir sua falta? A fase inicial é mesmo difícil para pais e filhos, mas com alguns cuidados os pequenos rapidamente se acostumam com o novo ambiente.

Leia também:
Dicas para adaptação dos filhos na escola
Meu filho vai à creche. E agora?
Qual a melhor idade para ir à escolinha?

Primeiro dia na escolinha

A coordenadora do Colégio Itatiaia Cláudia Razuk diz que logo no primeiro dia a mãe deve interagir com o bebê, transmitindo segurança e mostrando que existem outras pessoas e outros lugares com os quais ele irá se relacionar. Nada de chorar ou passar insegurança, medos ou ansiedade.

Relação pais x professores

É, também, o momento de conversar com os responsáveis pelo berçário e explicar os costumes e  hábitos do bebê. “Com a mãe participando da rotina do berçário, o bebê adquire confiança”, diz. Mas isso não significa interferir. “Durante o tempo em que os pais estão acompanhando a adaptação, é necessário deixar que as profissionais assumam a rotina com o bebê”.

Processo de adaptação

Essa parceria entre pais e educadores é essencial para o bom desempenho das crianças e ajuda a transmitir a segurança necessária para que ela possa se relacionar com o mundo de forma natural e cada vez mais independente.

progresso do bebê pode ser observado através de alguns sinais que mostram que ele está se adaptando bem, como satisfação ao chegar à escola e aceitação à nova rotina.