Logo após o término de um relacionamento, além das dores, tristezas e preocupações, é comum ficarmos tentando imaginar por quanto tempo ainda vamos sofrer o desgaste. Mas será que é mesmo possível estabelecer uma média global para superar uma separação? Uma pesquisa feita pelo jornal “Wall Street Journal” foi buscar uma resposta e até conseguiu fazer uma medição.
Leia também:
Relacionamento tóxico: 7 sinais de que seu parceiro pode ser abusivo
Ciúme doentio: 15 sinais de que você é uma namorada possessiva
Erros que acabam com os relacionamentos
De acordo com entrevistas feitas com psicólogos e psiquiatras, a publicação revelou que o tempo para dar a volta por cima após o fim de uma relação é de, aproximadamente, 730 dias, ou seja, dois anos. Se o fato ocorreu de forma abrupta e inesperada, os especialistas acreditam que o período de superação pode ser ainda maior.

Apesar de ser comum a vontade de mudar completamente de vida após a separação, psicólogos aconselham muita calma nessa hora. Não há nada de mal em renovar o visual ou apostar em um novo corte de cabelos, por exemplo. No entanto, alterações drásticas na rotina, mudanças de endereço ou abandono do emprego de forma pouco planejada pode ser arriscado e trazer ainda mais problemas.
Depois de passar por uma separação, costumamos ainda ouvir conselhos de amigos que insistem em nos arrumar novos parceiros e namorados. Pular de um relacionamento para outro, no entanto, nem sempre é o mais indicado. Vivenciar completamente o “luto” da relação é importante como processo de cura que pode te deixar mais fortalecida e preparada para assumir um novo compromisso sem se prender ao passado.