Amor obsessivo: 5 sinais de que você ama além do normal

O amor é um sentimento saudável, que nos leva a ser e fazer coisas melhores. No entanto, quando ele se torna obsessivo, vira uma doença que pode prejudicar a vida profissional, pessoal e até mesmo a saúde.

Leia também:
Ciúme às vezes é doença: saiba como identificar e tratar
Relacionamento tóxico: 7 sinais de que seu parceiro pode ser abusivo
Psicóloga dá recomendações para se livrar da dependência por alguém

Segundo a psicóloga clínica Andrea Lorena, o amor patológico pode ser considerado um transtorno psiquiátrico. Ele é caracterizado pelo movimento exagerado de prestar atenção e cuidados ao parceiro, de modo que a pessoa passe a desvalorizar a própria vida e deixá-la em segundo plano para dedicar 100% do tempo ao outro.

“A pessoa com amor patológico busca controlar as atitudes do parceiro na tentativa de que ele volte todas as suas atenções e carinhos para ela. Porém, ao perceber que não é correspondida na mesma intensidade, passa a sofrer e se sentir isolada e não amada”, descreve a profissional.

Como consequência, a pessoa obsessiva despende ainda mais esforços para conquistar a atenção e afeto plenos do parceiro, que acaba se afastando cada vez mais, gerando um círculo vicioso. “Quando este comportamento se torna intenso e repetitivo, acaba trazendo prejuízos à vida pessoal, profissional e social do indivíduo”, alerta Andrea.

Amor doentio: sintomas

A psicóloga lista os principais sinais de que o amor tornou-se patológico e pode oferecer riscos. Neste caso, o tratamento mais indicado é a psicoterapia individual.

Você sente abstinência quando o parceiro está distante, tanto física como emocionalmente.

Você tem a sensação de que cuida do seu parceiro mais do que deveria, além do normal.

Você não consegue parar de cuidar ou de prestar atenção ao parceiro.

Você abandona seus planos, atividades sociais, compromissos pessoais e até mesmo profissionais pelo parceiro.

Você gasta mais tempo do que gostaria (racionalmente) controlando as atividades do seu parceiro.