Depilação íntima ajuda a evitar mau cheiro? Mito ou verdade?

Muitas mulheres optam pela depilação íntima por questões de higiene já que acreditam que a retirada total dos pelos facilita nos cuidados e ainda evita alguns problemas, como o mau cheiro. Porém, de acordo com a ginecologista Fernanda Araujo Pepicelli, da Clínica MedPrimus, o  mau cheiro da região vaginal geralmente está associado a infecções, e não aos pelos.

Leia também:
Por que depilação íntima completa pode fazer mal à saúde?
11 melhores conselhos profissionais para depilar sua área íntima

Melhor jeito de depilar sua região íntima segundo ginecologista

Higiene da região íntima

Ou seja, não é fazendo uma  depilação íntima completa que se evita o problema, mas sim fazendo a higienização adequada da região. “Em todas as regiões do corpo a pele morta é descamada diariamente. E, como a umidade é maior na região do genital do que em outros locais, associada à descamação, se não for limpada adequadamente, pode formar uma espécie de ‘massinhas’ brancas bem nas dobras, e estas sim podem aumentar o odor forte”, alerta.

Melhor sabonete para vagina

A esteticista Penelope Beolchi, proprietária do Opa! Hair, em São Paulo, também reforça a necessidade de uma higienização correta para  evitar o mau cheiro na  vagina e indica o uso de um sabonete com pH neutro, de glicerina ou sabonetes íntimos, que não irritam a pele. E, quanto aos pelos, diz que quem não gosta de retirá-los completamente pode apenas apará-los, já que funcionam também como uma proteção.