Bebê de apenas 5 meses aprende a fazer cocô na privada: mãe explica método

A carioca Manuela Tasca, de 32 anos, dona do blog Yellow Baby antecipou algumas etapas e colocou seu filho Luca, de 5 meses, para  fazer cocô no vaso sanitário. Chamado de Elimination Comunication (EC), o método utilizado pela mãe consiste em condicionar o bebê a ficar sem fralda durante todo o dia.

Veja também:
Bebê teve pênis cortado durante parto: o que fazer em caso de erro médico?
Mãe posta fotos da barriga depois do parto e levanta debate na web
Violência na hora do parto: fotos chocam ao mostrar marcas no corpo das mulheres

Em  publicação em seu blog, Manuela afirma que, além de minimizar os impactos ambientais, já que deixa de descartar fraldas plásticas, a prática ainda permite maior contato e estreitamento da comunicação com o bebê e torna o período de desfralde menos traumático.

Durante a gestação, a carioca já tinha decidido fazer algumas mudanças para ela, seu filho e o mundo. No lugar de carrinhos e bebê conforto, ela adotou os slings – tipo de carregador de pano que fica preso ao corpo – e as fraldas descartáveis deram espaço para os modelos de tecido, reutilizáveis. Nessa busca por uma maternidade menos estressante e consumista, a blogueira se deparou com o método que permite criar os bebês peladinhos, sem fralda.

No entanto, depois de aprofundar os estudos através de livros e vídeos, Manuela desistiu da ideia, que parecia linda, mas nada praticável.

Foi seu companheiro que, após o nascimento de Luca, introduziu a técnica na casa da família sem muito planejamento.

“Então Luca veio ao mundo, e lá fomos nós em nossa saga das fraldas de pano, felizes e contentes até que um dia o pequeno, enquanto comia, fez uma cara de quem estava dando pressão. Uma careta vermelha com direito a barulhinhos estranhos e bateção de pé. Nesse momento meu marido que estava alimentando a cria, largou tudo, tirou a criança da cadeirinha e a levou pro vaso. E assim foi o primeiro dia que Luca com 5 meses fez cocô sentado na privada. A partir daí fomos aperfeiçoando a técnica, no primeiro sinal de que ele quer ir no banheiro tiramos a fralda e sentamos a figurinha no vaso. É batata, não perdemos quase nunca uma deixa e, há duas semanas ele ficou condicionado e agora não esperamos nem ele dar sinal. Todos os dia pela manha colocamos o Luca  no vaso e ele faz cocô, e assim ficamos livres de sujeira pelo resto do dia”, relata a mãe.

De acordo com Manuela, é essencial que os cuidadores entendam os gestos das crianças. Embora eles não falem, comunicam-se através de expressões, sons e movimentos. Portanto, a técnica consiste em entender quais são os momentos de necessidade do bebê e, então, levá-lo ao banheiro. Com o tempo, ele associa as duas ações e se condiciona a fazer suas necessidades apenas naquele lugar.

Embora requeira paciência e muito conhecimento da cria, o método pode, além de evitar o consumo e a produção de lixo, estreitar os laços entre cuidadores e criança. Para Manuela, a conquista possibilitou, além de fraldas sem cocô, liberdade para passeios e viagens. Agora, a próxima missão da família é tirar a fralda também dos xixis.