Celulite no braço: tem tratamento?

A ocorrência da celulite é bem mais comum entre as mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada 10 têm algum grau de celulite. Tudo porque é mais comum no sexo feminino a gordura se acumular nas coxas, quadris e nádegas. Mas e quando ela se acumula e gera celulite nos braços, tem jeito?

Leia mais:
13 truques de moda para disfarçar braços gordinhos
Aprenda a fazer suco anticelulite
Cravos no braço: como tirar as marcas da pele

A primeira coisa a se fazer é seguir a dica básica de prevenção da celulite em qualquer parte do corpo: assumir um estilo de vida mais saudável. No entanto, o que é popularmente chamado de celulite e é um incômodo estético, na verdade, não tem gravidade. Mas você sabe o que é a celulite infecciosa?

O que fazer?

Primeiro, cuide da alimentação: beba muito líquido, coma frutas que são fontes de fibras, principalmente cítricas e vermelhas, e vegetais (os verde-escuros são os melhores para combater a celulite). Evite as frituras, doces ou excesso de cafeína.

Celulite tem cura?

Sim, o mal popularmente conhecido como celulite pode ser tratado com drenagem linfática, por exemplo. A massagem melhora a circulação local para eliminação de líquidos acumulados nos tecidos. Também ajuda a diminuir pequenos nódulos de gordura aprisionados no tecido. Assim como a massagem modeladora, que atua sobre as placas de gordura. Outros tratamentos como a radiofrequência e, nos casos mais graves, até subcisão também são realizados.

Como tratar celulite no braço?

Em casa, antes ou durante o banho quente, massageie a pele em movimentos circulares, de preferência não muito rápidos. Automassagem é uma ótima aliada para aliviar a celulite dos braços. Aplique argila verde (obtida em lojas de cosmético) sobre a pele e deixe agir por 30 minutos, ou esfregue óleo de coco com uma escova de banho na pele. E aposte em exercícios, como yoga ou pilates, levantamento de peso, elevação lateral, remada unilateral e flexões de braço ajudam a fortalecer os braços.

Celulite infecciosa

A celulite infecciosa ou bacteriana é uma doença das camadas mais profundas da pele que a torna muito vermelha, inchada e dolorida. A infecção ocorre quando há inflamação do tecido celular subcutâneo, formado pelas células adiposas.

Não se deve confundir a celulite comum, que tem nome científico de lipodistrofia ginoide e é mais frequente entre as mulheres, com a celulite infecciosa, que pode acometer homens e mulheres em qualquer idade, principalmente, pessoas com baixa imunidade.

O tratamento é feito com antibióticos. Portanto, ao notar qualquer lesão no corpo, com inchaço, vermelhidão e temperatura elevada, procure um médico. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, menos agressivo tende a ser o tratamento.