Chuveiro queimou: por que isso acontece e como resolver sozinha

Se o seu chuveiro elétrico não esquenta, a resistência pode estar queimada. É um problema bastante comum de acontecer durante a vida útil de um chuveiro. E, dos problemas domésticos a se resolver sozinha, acredite, esse é dos mais tranquilos e sem grandes segredos. Você só vai precisar identificar se essa foi realmente a causa e, comprar uma resistência adequada ao seu modelo de ducha.

Leia também:
Atenção no uso do chuveiro e torneira ajuda a economizar
Dicas para o sexo no chuveiro ser inesquecível
4 rituais para sair do banho com pele e cabelo incríveis

Por que a resistência queima?

Se seu chuveiro pifou por conta da resistência, há algumas hipóteses a se considerar:

– A pressão pode estar muito baixa, sobrecarregando o chuveiro.
– Os disjuntores elétricos da casa têm alguma irregularidade.
– A fiação do chuveiro pode estar oxidada pela umidade do banheiro.
– Você toma banhos muito quentes e longos.
– A voltagem do chuveiro pode não ser compatível com a voltagem da sua casa.

Como trocar a resistência

– Para evitar choques, um passo muito importante é desligar a chave geral ou o disjuntor antes de checar se a resistência do chuveiro está mesmo queimada.

– Durante o procedimento será necessário utilizar uma escada, que deve ser posicionada embaixo do chuveiro se certificando de que o piso está seco.

– O próximo passo é iniciar a desmontagem do chuveiro. Os de plástico são mais simples, basta desenroscar a parte de baixo, também chamada de espalhador.

– Se a resistência do chuveiro estiver queimada, você vai ver um rompimento na espiral ou vai notar marcas de queimado em volta da peça.

– Ao trocar a resistência o melhor é sempre seguir as instruções do fabricante discriminadas na embalagem.

– Após desmontar o chuveiro, aproveite para limpar e desentupir o espalhador de água com uma escova de dente, enxaguando bem em água corrente.

– O último passo é montar o chuveiro novamente e parafusá-lo bem. É importante não deixar folgas para evitar vazamentos.

– Antes de religar a chave geral abra o chuveiro e deixe a água fria escorrer por cerca de dois minutos e verifique se não há vazamentos por má vedação. Então, é só religar a chave geral.