Um grupo de pesquisadores da Universidade de Patras, na Grécia, encontrou um navio naufragado usado pelo Império Romano — ou seja, ele afundou cerca de dois mil anos atrás. A embarcação estava cheia de ânforas, vasos de terracota usados na época para armazenamento e transporte de bebidas e alimentos.
A descoberta, que teve seus resultados recentemente publicados no Journal of Archaeological Science, tem uma grande importância científica.
Navio naufragado de dois mil anos é encontrado no Mediterrâneo
O navio de 35 m de comprimento foi encontrado a 60 m de profundidade na costa da Cefalônia, uma ilha grega. Com a ajuda de um sonar, instrumento que detecta objetos no fundo do mar, os pesquisadores conseguiram identificar o navio e cerca de seis mil vasos.
“A carga de ânforas, visível no fundo do mar, está em muito bom estado de conservação e o naufrágio tem potencial de fornecer uma riqueza de informações sobre rotas de navegação, comércio, acondicionamento de ânforas e construção de navios durante o período”, diz o estudo.

Não existem fotos oficiais do naufrágio, já que a descoberta foi feita com a ajuda de um sonar. No entanto, existem réplicas em 3D do que se espera encontrar no fundo do mar, como mostram as fotos.
George Ferentinos, um dos pesquisadores, disse em entrevista ao site da CNN que eles não pretendem puxar todo o navio até a superfície, já que esse é um trabalho muito difícil e caro.
Agora, o grupo procura patrocínio para realizar uma atividade mais barata e um pouco mais fácil: “Recuperar uma ânfora e usar técnicas de DNA para descobrir se elas estavam cheias de vinho, azeite, nozes, trigo ou cevada”.
Descobertas arqueológicas
- Sítio arqueológico da pré-história estava há 9 mil anos submerso
- Povo de Luzia: o que se sabe sobre primeiros brasileiros
- Pinturas rupestres indicam que Piauí já era habitado há 20 mil anos