A depilação com cera costuma ser mais eficiente e de duração mais prolongada, no entanto, ela exige alguns cuidados. Especialmente, se o procedimento for feito com a cera quente, que pode causar mais lesões e tende a estimular ainda mais a produção de melanina, numa reação de autodefesa do corpo.
Leia também:
Depilação durante a gravidez pode?
Pelo encravado: 8 maneiras de acabar com o problema
Bepantol Derma serve para clarear axilas?
Equívocos na hora da depilação
1. Se queimar
A cera quente tem como vantagem a dilatação dos poros causada pela sua alta temperatura, o que facilita a saída do pelo. Só que um descuido bastante comum é se queimar utilizando a cera em temperatura muito elevada. Se a depilação for feita em casa, sempre leve em conta o tempo mencionado na embalagem e não se esqueça de fazer o teste de temperatura antes de usar a cera. A região das axilas é ainda mais sensível por quase nunca ser exposta ao sol.
2. Fazer antes do banho
Quando for realizar a depilação com cera quente ou fria, o faça sempre depois do banho. O mesmo se você for usar a lâmina: deixe por último. Isso faz com que os poros tenham mais tempo para dilatarem e deixa também os pelos mais macios para saírem de forma mais fácil e suave.
3. Puxar para o lado errado
A temida foliculite, inflamação comum dos pelos, além do escurecimento característico da pele na região da depilada, são alguns dos traumas decorrentes à depilação feita errada. É preciso cuidado porque que o calor e o atrito associado à tração errada da cera podem deixar a pele inflamada no local, o que predispõem o aparecimento de manchas. Outra desvantagem são os pelos encravados, que surgem em maior número quando o método é realizado de forma inadequada.

4. Estar no período
O ideal é não se depilar durante ou próximo da fase de menstruação, já que o período potencializa a dor devido à liberação de uma substância inflamatória chamada prostaglandina. A mulher retém líquido nessa época e o inchaço comprime as terminações nervosas, resultando na dor local.
5. Tomar sol depois
As manchas escurecidas na pele aparecem por causa do excesso de produção de melanina. Por isso, peles mais escuras têm mais probalidade de escurecer ainda mais nas zonas que são depiladas por cera. O procedimento provoca um trauma na pele. E, toda vez que a pele sofre uma agressão, pode ocorrer o aumento da produção de melanina como forma de autodefesa. Se você aliar o trauma à exposição solar, terá as áreas do corpo depiladas bastante escurecidas.