Logo após o parto, os novos papais, mamães e familiares já se encantam de imediato com qualquer expressão e gesto do bebê. Mas saiba que antes mesmo de vir ao mundo, dentro do útero, eles são capazes de realizar movimentos surpreendentes. Conheça 8 coisas incríveis que o bebê começa a fazer ainda dentro da barriga da mãe:
Leia também:
Gravidez com barriga dura: o que pode ser?
Colesterol aumenta na gravidez: veja meses mais críticos e saiba proteger seu bebê
10 lados ruins da gravidez que ninguém te conta (e não diminuem o amor pelo bebê)

Ainda não se sabe exatamente por que, mas fetos dentro do útero também são capazes de bocejar. Segundo estudos, pode ter algo a ver com o desenvolvimento do cérebro do bebê.

Os sons, ao passar pelas camadas de tecido da barriga, chegam abafados no útero, mas o feto, entre a 18º e 25º semana está com o sistema auditivo todo formado e, por isso, escuta o que acontece do lado de fora. Vozes, músicas e ruídos são claramente percebidos.

A partir 20º semana os fetos também são capazes de sentir toques. Carinhos na barriga e brincadeiras através de estímulos e balanços são percebidos pelos pequenos.

Até mesmo soluçar os fetos são capazes dentro do útero. Isso acontece por causa de uma contração involuntária do diafragma, que é o principal músculo envolvido na respiração. Quando ele soluça, ele está praticando movimentos respiratórios, o que é sinal de bem-estar.

Saiba que seu bebê pode “cantar” dentro da barriga? Um estudo realizado por uma clínica de reprodução assistida de Barcelona, Espanha, descobriu que os fetos conseguem responder aos estímulos sonoros abrindo a boca e mexendo a língua como se estivessem cantando.

Estudos que indicam que o bebê passa cerca de 16 horas dormindo dentro da barriga da mãe. Durante esse sono, o feto é capaz até de sonhar. Os sonhos são baseados no que ele se recorda dos breves momentos em que esteve acordado.

O choro agudo do bebê que costuma deixar os pais acordados nas primeiras noites pode ter sido treinado até antes do nascimento. Com ultrassom 4D, estudos mostram que os pequenos começam a piscar os olhos e chorar com 26 semanas.

Um recente estudo da Universidade de Durham divulgou uma série de imagens de ultrassom de fetos de mães fumantes. Os bebês aparecem no vídeo fazendo careta e até protegendo os olhos da fumaça do cigarro.