Manter a pele lisinha e sem manchas requer alguns cuidados de beleza mais pontuais e, quase sempre, queremos soluções caseiras e práticas para essa situação. Há quem aposte em pomadas contra assaduras, como Hipoglós, para eliminar a hiperpigmentação da pele. A técnica, entretanto, não é tão eficaz quanto se espera. A dermatologista Aline Vieira explica o porquê.
Hipoglós para clarear manchas: porque não resolve
De acordo com a dermatologista Aline Vieira, o método de passar Hipoglós em manchinhas na pele para eliminá-las tem pouco ou quase nenhum efeito.
Tudo por que a pomada tem uma concentração muito baixa de vitamina A (retinol). Apesar de ser um potente agente de renovação celular usado em fórmulas clareadoras, este componente tem baixa porcentagem na formulação da pomada.
“A quantidade que tem é só para estimular a cicatrização da pele”, explica a especialista. “Por isso, não tem a concentração ideal para tirar as manchinhas”.
O que usar para clarear manchas de pele
Ela indica o uso de produtos específicos para o tratamento e redução de manchas, com componentes que atuam na despigmentação da pele.
“A hidroquinona é a melhor substância para isso, já é consagrada”, ressalta. “Como paliativos, podem ser usados clareadores como belides, acido cítrico, licorice e vitamina C”.
Todas essas substâncias devem ser indicadas por um profissional especializado para que o tratamento seja eficaz e não cause reações alérgicas na pele.
Mas, então, usar a pomada contra assaduras na pele para outros fins faz mal?
Na opinião da dermatologista, não. Isso porque o creme pode hidratar a região e ainda deixar a pele mais sadia, “justamente por conta da renovação celular”.
É importante destacar que, em razão da pomada ser de textura oleosa, usá-la com frequência pode acarretar dois problemas: acne e aumento de oleosidade, conforme explicou a dermatologista Carla Góes em entrevista ao Bolsa de Mulher. Por isso, não use esse tipo de solução caseira sem a orientação de um profissional.
Mancha branca: o que pode ser e como tratar