‘Você é mulher, seus sonhos param aqui’: a fala de Michelle Obama que TODAS devem ouvir

gettyimages

Em que momento da sua vida você, por ser mulher, percebeu que era tratada de uma maneira diferente? Assim como muitas de nós, a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, também já passou por isso. Ela compartilhou suas experiências durante um evento na Argentina e seu discurso ajuda a enxergar o que está por trás de atitudes sexistas, muitas vezes consideradas inofensivas ou comuns. A fala é poderosa e merece ser ouvida.

Discurso de Michelle Obama sobre sexismo 

Para Michelle Obama, a constatação de que era vista sob uma perspectiva diferente por ser mulher veio cedo, quando, ainda menina, ela percebeu que sua voz era, de alguma maneira, menos importante.

A dedução foi seguida de uma série de descobertas comuns a todas as mulheres, mas cujos significados nós nem sempre percebemos. É exatamente nesse ponto em que a primeira-dama nos ajuda a entender por que o sexismo no nosso dia a dia é tão prejudicial.

“Eu caminhava pela rua como se meu corpo fosse deles” 

“Quando fiquei mais velha, descobri que os homens assobiavam ou faziam comentários sobre a minha aparência enquanto eu caminhava pela rua como se meu corpo fosse propriedade deles, como se eu fosse um objeto para ser avaliado, ao invés de um ser humano completo com meus próprios pensamentos e meus próprios sentimentos”, contou a primeira-dama.

“‘Desculpe, você é uma garota, seus sonhos param por aqui'” 

A primeira-dama falou também sobre as perguntas a respeito de carreira feitas a seu irmão, enquanto a ela era perguntado “que tipo de marido gostaria de ter?”. Michelle hipotetiza: “Como você se sentiria se alguém lhe dissesse: ‘Desculpe, você é uma garota, seus sonhos param por aqui’?”.

“Precisamos de mais mulheres líderes” 

Michelle falou como deixou de dar ouvidos para as vozes sexistas e fez um apelo: “Nós precisamos de mais mulheres líderes, nas universidades e nos laboratórios […]. Eu insisto para que vocês conheçam a si mesmas e levantem as suas vozes sobre questões com as quais que se importam e que construam um mundo melhor para vocês e para jovens mulheres como vocês ao redor do mundo todo”.

Tudo isso foi dito em um evento pela iniciativa Let Girls Learn (deixe as meninas aprenderem, em tradução livre), que tem como objetivo garantir que mais meninas ao redor do mundo todo completem a educação escolar.

A página do Facebook “Quebrando o Tabu” publicou uma versão encurtada e legendada do vídeo. Confira a seguir:

https://www.facebook.com/quebrandootabu/videos/1094742430582143/

Mais sobre união das mulheres: você já ouviu a palavra “sororidade”?