O que fazer com as pilhas usadas? 7 dúvidas sobre descarte e outros cuidados

As pilhas que usamos no dia dia são capazes de fazer funcionar brinquedos, controles, relógios, lanternas ou outros acessórios e equipamentos porque são desenvolvidas para converter energia química em elétrica.

Mas justamente por ser um equipamento eletroquímico é que as pilhas precisam ser manuseadas e descartadas da forma correta. Desta forma, evita-se riscos ao meio ambiente e também à saúde dos seres vivos.

Descarte de pilhas usadas

1. Onde descartar pilhas?

Existem pontos de coleta específicos para pilhas e baterias que destinam esses equipamentos para reciclagem e tratamento correto para descarte.

A Green Eletron promove esse serviço e disponibiliza um mapa em seu site, onde é possível encontrar o ponto de coleta de pilhas mais próximo da nossa casa.

Além disso, também é possível localizar empresas fabricantes e importadoras de pilhas que garantem o descarte correto dos produtos de suas marcas. Uma delas é a Panasonic.

As pilhas coletadas passam por um processo que permite reaproveitar o zinco na forma de metal. Assim o material pode ser reutilizado na fabricação de diversos novos produtos.

Os rejeitos que não podem ser reciclados são tratados para o descarte seguro.

2. Como embalar e transportar pilhas usadas?

Primeiro de tudo, é importante saber que é recomendado evitar misturar pilhas e outros produtos ou resíduos. Com a separação feita, é indicado armazenar esses equipamentos em sacos plásticos ou embalagens plásticas resistentes e com tampa, que evitem vazamento ou exposição à umidade.

Quando a quantidade de pilhas é muito alta, existe a opção de colocá-las em sacolas e, posteriormente, em caixas de papelão para facilitar o transporte. As caixas devem ficar firmes e depois ser lacradas.

No caso de pequenas quantidades, basta uma embalagem plástica resistente e com tampa. Mas atenção: a embalagem não pode ter armazenado produtos químicos, ácidos, detergentes, óleo ou produtos de limpeza anteriormente.

3. Pilhas podem ser deixadas em aparelhos sem uso?

Não. No caso de pilhas sem cargas serem deixadas em aparelhos sem uso por período prolongado, há risco de vazamento e danos.

Desta forma, se a carga acabou ou o aparelho não será usado por um longo período, o ideal é que a pilha seja guardada em local seguro.

4. Posso misturar pilhas novas e usadas?

Não. Quando uma pilha acaba, é preciso trocar todas ao mesmo tempo.

Quando a gente mistura uma pilha nova com uma que já vinha sendo usada dá a impressão de que estamos “economizando”, porém esse hábito pode encurtar a vida útil das mesmas e ainda aumenta o risco de vazamentos.

Inclusive, no caso de pilhas recarregáveis, é recomendado recarregá-las ao mesmo tempo.

5. O que fazer em caso de vazamento de uma pilha?

O mau condicionamento ou uso de pilhas aumentam o risco de vazamento do fluido presente nesses equipamentos eletroquímicos. Caso isso aconteça, é preciso evitar o contato com essa substância.

Use uma luva e um óculos para remover a(s) pilha(s), descartá-las corretamente e limpar o aparelho ou local do vazamento em um ambiente bem ventilado. Remova o líquido com auxílio de hastes flexíveis ou uma escova de dentes.

Antes de usar pilhas novas no aparelho, verifique se ele está completamente seco.

Se o fluido entrar em contato com os olhos, lave com água abundante e procure atendimento médico imediatamente. Caso o líquido encoste na pele ou roupa, lave com muita água. No caso de irritação, procure também auxílio médico.

Para evitar problemas como esse, além de fazer o uso correto, vale optar por pilhas com proteção antivazamento, como as pilhas Alcalinas Premium da Panasonic*.

*Tecnologia de proteção antivazamento patenteada no Japão considerando testes realizados por laboratório acreditado, com pilhas Panasonic Evolta.

6. Posso recarregar qualquer pilha usada?

Não. Pilhas Alcalinas e Pilhas Comuns nunca podem ser carregadas por risco de vazamento ou até explosão e ferimentos.

Isso acontece porque esse tipo de pilha é composto por materiais diferentes das pilhas recarregáveis. Na prática, as recarregáveis produzem uma reação reversível que permite sua recarga. Com as comuns isso não ocorre.

Somente são recarregadas pilhas especificamente indicadas como “recarregáveis”.

Para que suas pilhas durem mais, procure seguir as indicações do fabricante e procure o produto que não vai te deixar na mão. As pilhas Alcalinas Premium da Panasonic duram 18x mais que as pilhas comuns**.

**Em comparação as pilhas Panasonic comuns de zinco, tamanho AA, conforme testes modo ANSI (C18.1 em barbeador elétrico) realizados pelo laboratório INTERTEK em Abril 2020.

7. Como saber se a pilha tem carga?

As pilhas possuem diferentes níveis de energia. São diferentes tipos, tamanhos e variadas recomendações de uso.

Testes caseiros não definem se uma pilha está gasta ou não. Para isso, é necessário usar equipamentos específicos, como de eletricistas, por exemplo.

Como nem todo mundo possui esses instrumentos, o ideal é guardar as pilhas novas na embalagem, protegidas de fatores ambientais, e sempre trocar as que ficarem gastas ao mesmo tempo, descartando-as no local correto. Outra dica é sempre conferir o prazo de validade do produto, assim você pode usar suas pilhas com mais segurança.

Saiba mais em @leo_pilhas.