Pequenino, com “cabelo” espetadinho e corpo todo colorido, o quetzal-resplandecente é uma espécie encantadora de pássaro.

A ave que parece uma bolinha coberta por penas vive em zonas de floresta úmida da América Central, do sul do México ao Panamá.
Características do quetzal-resplandecente

O quetzal-resplandecente ( Pharomachrus mocinno) mede 35 cm do bico à base da cauda. A impressionante cauda dos machos pode chegar até 90 cm de comprimento.

A cabeça, o pescoço, o peito, as costas e as asas do pássaro têm coloração verde metálica, enquanto o peito e o ventre possuem tonalidade vermelha viva.

O macho tem um tufo distinto de penas no topo da cabeça, formando uma estrutura semelhante a uma crista.
Alimentação do quetzal-resplandecente

O quetzal-resplandecente se alimenta basicamente de frutas, mas quando elas não são encontradas, o pássaro recorre a outras variedades de comidas, como insetos, pequenos sapos e lagartos.
Macho e fêmea dividem cuidados com os filhotes

A época de reprodução do quetzal vai de março a junho e, durante este tempo, os machos realizam danças de acasalamento e apostam em cantos altos para atrair as fêmeas.

Macho e fêmea constroem juntos um ninho, onde ficarão os ovos em um período de incubação de 18 dias. A fêmea choca os ovos durante a noite e ao meio-dia, enquanto o macho choca no início da manhã e no final da tarde.

Os filhotes se desenvolvem rapidamente após o nascimento e já estão com o corpo coberto de penas após duas semanas, aproximadamente.

Os filhotes ficam no ninho sob os cuidados dos pais por cerca três semanas, com macho e fêmea dividindo as funções de proteção e alimentação alternadamente.
Aves e pássaros impressionantes
- Pássaros mais lindos do mundo: 10 espécies que são verdadeira obra de arte da natureza
- Grou, o pássaro símbolo de amor conjugal e fidelidade que foi eternizado nos origamis
- Passarinho chama atenção pela vocação para engenharia: constrói ninho em forma de bolsa