Por que seu corpo pode tremer quando você tem um orgasmo

Suor, respiração ofegante, batimento cardíaco acelerado e grande sensação de prazer. Você já conhece as principais características de um bom orgasmo, certo? Além dos “sintomas” mais comuns, algumas pessoas ainda experimentam tremores pelo corpo quando atingem o clímax. Mas você sabe por que isso acontece?

Por que o corpo treme depois do sexo?

O fenômeno, que pode atingir tanto homens quanto mulheres, é bastante normal e não deve gerar preocupações. São apenas respostas do corpo para o esforço feito durante o sexo. O orgasmo vem depois de um processo de vários movimentos físicos, provocando uma carga maior de adrenalina, seguida pelo descarregamento de endorfina, conhecida como o “hormônio do prazer”.

Casal apaixonado
cottonbro studio/Pexels

Nos homens, o tremor depois do orgasmo ocorre porque a contração da próstata durante o clímax influencia nas terminações nervosas e nos músculos do corpo. A mulher, por sua vez, geralmente sente tremedeiras e até espasmos nas pernas por causa das contrações que ocorrem na região pélvica, próxima aos membros inferiores.

Durante o orgasmo é normal que ocorra contração ou tensão muscular em grande parte do corpo. Quando tais músculos finalmente são relaxados após o sexo, o corpo pode apresentar tremores, explica Jessica Williams, obstetra do Coliseum Medical Center em Macon, Geórgia, Estados Unidos, ao site médico sharecare.

Casal apaixonado na cama
Yan Krukau/Pexels

Ainda de acordo com a médica, além dos tremores, algumas mulheres podem sentir cólicas pélvicas, possivelmente causadas pela liberação do hormônio oxitocina, que ocorre normalmente após o orgasmo.

Em geral, um pouco de tremor ou cólica pélvica após o sexo é normal e não deve causar preocupação, afirma a especialista, que ainda ressalta: todo mundo experimenta o orgasmo e o sexo de maneira um pouco diferente.

Saúde e bem-estar