Escolher a base ideal é um desafio para muitas mulheres negras, já que o contraste do produto com o tom da pele pode deixar o make com um aspecto acinzentado e nada natural. Por isso, o primeiro passo para acertar na maquiagem é saber identificar corretamente o tom da sua pele.
A dica é da maquiadora Daniela Vaz, do Jacques Janine Fashion Mall. Ela explica que a pele negra possui uma variedade de tons, assim como a de qualquer outra etnia.
Escolhendo a base certa
Antes de comprar a base, é preciso identificar o seu tom e talvez até misturar algumas bases até encontrar aquela que seja exatamente igual à cor da sua pele.
De acordo com a maquiadora, existem três classificações de tons para a pele negra. O ideal é aquele que mais se aproxima da cor predominante nas extremidades do rosto, como o maxilar.
Tom frio
É o tom mais claro, que harmoniza melhor com acessórios prateados; pode ser identificado quando as veias do pulso são mais azuladas.
Tom amarelado
Também chamado de tom quente, é a pele que combina mais com tons dourados: as veias puxam para o esverdeado. “É como a pele da Rihanna”, pontua a especialista.
Tom neutro
“Chamamos de neutro o tom mais escuro, como da Lupita Nyong’o”, explica a maquiadora Daniela Vaz.
Para saber se a base realmente combina o tom de sua pele, procure analisar o resultado no colo ou no pescoço, e nunca testando na mão. E sempre sob luz natural, pois a luz artificial pode não levar a uma conclusão precisa.