“Amor é o que você faz e diz, não apenas o que você sente”. A afirmação de Gary Chapman, escritor e coach de relacionamento, ajuda a resumir bem a ideia que ele transmite em seu livro “As Cinco Linguagens do Amor”, best-seller traduzido para mais de 30 idiomas.
De acordo com o conselheiro amoroso, casa pessoa nasce com uma maneira de identificar, receber e dar amor. Compreender as 5 linguagens do amor, segundo o especialista, pode transformar sua relação afetiva.
Cada pessoa tem uma ou duas linguagens predominantes, isto é, a forma principal que usa para dar amor e espera recebê-lo. É possível descobrir a sua através do livro ou testes online e, desta forma, compreender melhor seu parceiro, amigos e familiares. Entenda como é cada linguagem:
As 5 linguagens do amor

Palavras de afirmação
Para pessoas que têm esta linguagem como predominante, o amor é expressado por meio de palavras, frases, incentivos e apoios. São expressões que ajudam a transmitir o amor que uma pessoa sente pela outra em situações cotidianas, sem necessariamente estarem envolvidas em grande romantismo.
Frases de elogio, apoio e incentivo são exemplos claros de amor afirmativo: “Você cozinha muito bem”, “Você domina esta tarefa como ninguém”’, “Tudo vai dar certo”, “Pode contar comigo”, etc.

Tempo de qualidade
Para essas, amar está completamente ligado a dedicar-se inteiramente a uma pessoa quando estiver com ela, sem interrupções ou distrações (como o celular).
Consiste na proximidade com a pessoa amada, realizando programas a dois, compartilhando ideias, sem pressa e com dedicação real. É uma demonstração de extrema importância para fortalecer a conexão do casal.

Presentes
Para algumas pessoas, dar presentes ou lembrancinhas é a forma que elas encontram de expressar o amor. Neste caso, o que menos importa é o valor do presente.
A intenção e o significado por trás do mimo é o que conta, pois significa que ela pensou na pessoa amada em algum momento de seu dia e dedicou um tempo para adquirir uma lembrancinha (comparada ou não) que irá fazê-la feliz. Pode ser uma simples flor, um bilhetinho, um bombom, enfim, algo que represente algo especial na vida do casal.

Gestos de serviço
Atitudes são mais valiosas do que palavras para as pessoas que têm “gestos de serviço” como linguagem principal.
Elas expressam carinho ao realizar tarefas do dia a dia, ajudar o parceiro em afazeres práticos e valorizar as ações cotidianas.

Toque físico
Por fim, a última linguagem do amor é aquela expressada por meio de beijos, abraços, cafuné, massagem e até cócegas. Para quem demonstra afeto desta forma, o importante é tocar (com consentimento, é claro) a pessoa amada e sentir-se conectado a ela.
Os carinhos em geral são linguagens amorosas sensoriais que promovem conforto, segurança e bem-estar.
Relacionamentos amorosos
- O que faz um relacionamento durar é fazer seu parceiro rir, diz a ciência
- Namorar ou casar engorda sim e pesquisadora revela os 2 maiores motivos
- Quem te ama NÃO pede para você desistir dessas 7 coisas da sua vida