Quando o pediatra faz a receita com os remédios que a criança deve tomar, muitos pais já ficam apreensivos. Não só pelo preço dos medicamentos, mas também sobre como fazer o filho aceitá-los.
Nesta hora, não adianta mentir dizendo que é igual a um doce – a criança pode acreditar e querer tomar remédios escondida. Ameaças só pioram a situação, e oferecer recompensas faz o seu filho pensar que tomar remédio é algo negociável, quando não deve ser.
Macetes para dar remédio
Nem sempre é fácil fazer a criança tomar remédio sem traumas e sofrimento. Pedir dicas ao pediatra pode ajudar, assim como alguns macetes que salvam a pele das mães mais experientes:
1. Manter a calma
De acordo com as orientações do Hospital Santa Joana sobre como oferecer remédios aos filhos, é preciso enfrentar a situação de maneira tranquila, pois a sua atitude é um espelho para a criança.
Quanto menos você demonstrar nervosismo e ansiedade, melhor. O mais importante é fazê-lo compreender a importância de tomar aquele medicamento. Converse – se a criança tiver mais de dois anos, ela vai entender.

2. Experimentar antes
Como você vai dizer para o seu filho que o remédio é gostoso se você nem experimentou? Provar uma gotinha serve para dar o exemplo à criança e exercitar a empatia, pois ajuda a ter uma ideia sobre o quão desagradável é tomar aquele medicamento.
3. Seringa
É a maneira mais prática de ministrar medicamentos líquidos em crianças, principalmente recém-nascidas – outra opção é segurar a colherinha com o remédio no céu da boca até que a criança engula. Para filhos maiores, a seringa acaba tendo um efeito lúdico bastante positivo: basta fingir que é um avião, por exemplo.
4. Água ou suco
Na hora de medicar a criança, tenha sempre ao alcance um copo de água ou suco, pois ajuda a disfarçar o gosto ruim na boca depois de engolir o remédio. Dependendo do caso, o medicamento também pode ser misturado na bebida para facilitar o uso.

5. Brincadeiras
Tudo o que puder tornar este momento mais leve e descontraído é bastante válido: que tal fazer uma competição para ver quem toma o remédio antes? Além do medicamento da criança, encha algum outro copinho com uma bebida qualquer – ou mesmo algum remédio que você realmente esteja tomando – e faça esta aposta com seu filho.
6. Incentivar a autonomia
Seu filho é grande e esperto o suficiente para segurar o remédio na mão e tomar sozinho, certo? Mas pode ser que ele ainda não saiba disso. Experimente dar esse voto de confiança, principalmente quando o frasco for seguro e resistente – como no caso das gotas para descongestionar o nariz, por exemplo.