Alergias alimentares afetam até 8% das crianças menores de 3 anos de idade, sendo que os índices aumentam quando o pequeno tem predisposição a outras doenças alérgicas, como rinite, asma, entre outras.
Sintomas de alergia alimentar em bebês
De acordo com Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), os sintomas de alergia costumam aparecer após o período de amamentação, aos seis meses de idade, em média, quando os bebês passam a consumir comidas sólidas.

As reações adversas são caracterizadas por sinais bastante variáveis, que podem aparecer como erupções na pele assim como alterações no sistema gastrointestinal e respiratório. Saiba quais são os principais sintomas de que a criança sofre de alergia alimentar, segundo cartilha divulgada pela Asbai em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria:
- Coceira, erupções cutâneas e urticária
- Inchaço na boca e nos olhos
- Alterações gástricas (dor abdominal, diarreia e vômitos)
- Tosse
- Rouquidão
- Chiado no peito

A associação aponta que entre 50 e 70% dos pacientes que apresentam o problema têm histórico familiar de alergias. É importante lembrar que qualquer alimento pode causar as reações adversas, sendo os mais comuns o leite de vaca, soja, trigo, frutos do mar, amendoim e ovo.

A alergia alimentar é uma resposta exagerada do corpo a uma determinada substância presente em uma comida, que causa impacto quase que imediato do organismo. O problema deve receber atenção constante dos pais, já que, em casos mais graves, pode até ser fatal, quando acontece o choque anafilático.
Alergias em bebês e crianças
- 14 alimentos que mãe come e dão alergia ao bebê durante amamentação
- Alergia à proteína do leite de vaca em crianças se manifesta com 11 sinais
- Exagerar nos lenços umedecidos pode fazer seu bebê contrair alergias